Saiba quais são as causas e como tratar as feridas no canto da boca

PUBLICIDADE

A queilite angular, popularmente conhecida por boqueira, é uma feridinha no canto da boca que é causada por fungos ou bactérias devido ao hábito de lamber os lábios constantemente, por exemplo. Esta ferida pode afetar apenas um lado da boca ou dos dois ao mesmo tempo, causando sintomas como fissura, vermelhidão e descamação no canto da boca, além de dificuldade para abrir a boca, até mesmo para se alimentar.

Por ser causada por fungos ou bactérias a queilite angular pode passar para outras pessoas através do beijo e do uso do mesmo copo ou talheres, por exemplo. Seu tratamento pode ser feito com uma pomada antibiótica ou antimicótica.

Saiba quais são as causas e como tratar as feridas no canto da boca
Saiba quais são as causas e como tratar as feridas no canto da boca

Tratamento para boqueira

O tratamento para boqueira inclui manter o canto da boca sempre seco para evitar o acumulo de saliva nessa região. No entanto, na maioria dos casos é preciso aplicar pomadas cicatrizantes indicadas pelo médico ou dentista, como Omcilon, que é rica em zinco ou mesmo Vaselina que ajuda a hidratar a pele.

Em alguns casos, pode ser necessário aplicar uma pomada antibiótica, como a Neomicina ou tomar comprimidos de Fluconazol para ajudar na eliminação do fungo. Conheça outros produtos em: Remédio para boqueira.

Além disso, para ajudar a curar a boqueira é aconselhado comer alimentos cicatrizantes, como iogurte ou tomar o suco de laranja com canudinho porque facilitam a formação do tecido que ajuda a fechar as feridas. Além disso deve-se evitar alimentos salgados e ácidos para proteger a região e evitar dor e desconfort​o.

A queilite angular pode se tornar uma lesão na boca persistente ou apresentar períodos em que está melhor, voltando a piorar, e por isso o tratamento pode demorar entre 1 a 3 semanas.

O que pode causar boqueira

A boqueira é uma situação comum e a principal causa da boqueira é ficar com o canto da boca sempre molhado, como ocorre quando o bebê usa chupeta, em caso de prótese dentária ou aparelho para corrigir a posição dos dentes. No entanto, a boqueira também pode surgir quando se usa frequentemente remédios corticoides de inalar, quando os lábios se mantêm secos por muito tempo ou caso o paciente possua dermatite.

Este problema é mais frequente quando se está com o sistema imune comprometido, como ocorre em pacientes com AIDS ou diabetes mas em alguns casos, a comissurite pode aparecer quando se tem candidíase oral, pois o sistema imune está mais fraco. Para saber quais os sintomas da candidíase leia: Candidíase oral.

Sintomas da boqueira

Os principais sintomas da queilite incluem:

  • Dor ao abrir a boca, como quando é preciso falar ou comer;
  • Sensação de ardor;
  • Aumento da sensibilidade do canto da boca;
  • Secura da pele;
  • Vermelhidão do canto da boca;
  • Crosta no canto da boca;
  • Pequenas rachaduras no canto da boca.

Esta ferida no canto da boca causa muito desconforto e a sensibilidade aumenta ao comer ou beber alimentos muito salgados, ácidos ou ricos em açúcar.

PUBLICIDADE