Benzocaína

PUBLICIDADE

Bula de Benzocaína

A benzocaína é um anestésico local de absorção rápida, usada como calmante para dores, que pode ser aplicado na pele ou mucosas.

A benzocaína, pode ser usada em soluções orais, spray, pomada e pastilhas e é produzida pelo laboratório Farmoquimica ou BoehringerIngelheim, por exemplo.

Preço da Benzocaína

O preço da Benzocaína varia entre 6 e 20 reais e depende da formula, da quantidade e do laboratório.

Indicações da Benzocaína

A benzocaína é um anestésico de aplicação tópica que pode ser usado na garganta, gengiva, vagina e pele.

Este componente está habitualmente presente em muitos medicamentos indicados para o tratamento de irritações e dores orofaríngeas de origem infecciosa ou em pequenas cirurgias à pele, assim como em casos de amidalite, faringite, laringite, gengivite, estomatite, angina de Vincent e afta.

Modo de uso da Benzocaína

  • Adultos e crianças com mais de 6 anos: deve-se aplicar sobre a zona, que se deseja anestesiar, até 4 vezes por dia;
  • Crianças entre os 2 e os 6 anos de idade, doentes debilitados e idosos: aplicar sobre a zona, que se deseja anestesiar, até duas ou três vezes por dia, pois podem ser mais sensíveis à toxicidade.

Quando a aplicação é para fins de odontologia, gastroenterologia e otorrinolaringologia, deve-se aplicar uma pequena quantidade do gel, no local que se deseja anestesiar.

Em ginecologia, obstetrícia e dermatologia deve-se assegurar uma absorção mais profunda e, por isso, deve-se efetuar várias aplicações, esperando cerca de 30 segundos depois de cada aplicação.

​Efeitos colaterais da Benzocaína

A benzocaína tem como efeitos colaterais dermatite de contacto, sensação de ardor na boca, cianose e endurecimento das mucosas.

Contra-indicações da Benzocaína

A bezocaína é contra-indicada para pacientes que apresentarem antecedentes de hipersensibilidade à benzocaína e outros anestésicos locais derivados do ácido p-aminobenzóico ou hipersensibilidade a qualquer dos excipientes do medicamento.

Além disso, não se deve aplicar nos olhos nem em crianças com menos de 2 anos e evitar o uso do gel para tratamento de grávidas, principalmente na fase inicial da gestação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE