Benefícios do chocolate

publicidade

Um dos benefícios do chocolate é fornecer energia ao organismo porque ele é rico em calorias, mas existem diferentes tipo de chocolate que têm composições muito diferentes e, por isso, os seu benefícios para a saúde também são muito distintos.

Benefícios do chocolate amargo

Os benefícios do chocolate amargo ou meio amargo são, principalmente, melhorar a circulação sanguínea e ;prevenir o câncer, devido a sua riqueza em antioxidantes. Outros benefícios do chocolate amargo são:

  • Fazer bem ao coração porque promove um fluxo adequado de sangue devido aos potentes antioxidantes do grupo dos flavonoides que possui, que são as catequinas, epicatequinas e procianidinas;
  • Estimular o sistema nervoso central e os músculos cardíacos, pois possui teobromina, que é uma substância com ação semelhante à cafeína;
  • Dar sensação de bem estar, pois ajuda a libertar o hormônio serotonina.

Para ter todos os benefícios do chocolate amargo basta comer um quadradinho de chocolate amargo ou meio amargo, que são cerca de 6 g por dia.

Tipos de chocolate

Os tipos de chocolate existentes são:

  • Chocolate branco - é o que não tem cacau e tem mais açúcar e gordura.
  • Chocolate ao leite - é o mais comum e tem alguma quantidade de cacau, leite e açúcar.
  • Chocolate meio amargo - é o que tem 40 a 55% de cacau, pouca quantidade de manteiga de cacau e açúcar.
  • Chocolate negro ou amargo - é o que tem mais cacau, entre 60 a 85%, e menos açúcar e gordura.

Quanto mais cacau o chocolate tiver, mais benefícios há para a saúde, por isso os benefícios do chocolate meio amargo e negro são maiores para a saúde porque eles ajudam a diminuir as doenças cardiovasculares e o câncer porque são ricos em antioxidantes.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 23/07/2014 Última atualização da página: 15/04/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.