Benefícios da soja

publicidade

Os benefícios da soja são, especialmente, fornecer proteínas ao organismo sem se consumir gorduras. A soja é um grão da família das leguminosas rico em proteína, utilizado, principalmente, pelos vegetarianos como substituto da proteína de origem animal.

Os benefícios da soja para a saúde estão relacionados, principalmente, com a presença de um hormônio de origem vegetal que se chama de isoflavonas ou isoflavonoides e podem ser:

  • reduzir o risco de doenças cardiovasculares;
  • ajudar a controlar a diabetes:
  • reduzir o risco de câncer;
  • prevenir a osteoporose;
  • melhorar sintomas de menopausa.

Além disso, ainda existem benefícios da soja para a pele, pois as proteínas da soja ajudam na formação de colágeno e ácido hialurônico, que dão mais firmeza e elasticidade à pele, assim como as isoflavonas, a longo prazo, vão retardar o aparecimento de rugas.

Outro benefício da soja está relacionado com um tipo específico de soja, a soja preta, e assim os benefícios da soja preta são, especialmente, ajudar a emagrecer porque tem fitoquímicos chamados de antocianinas, que proporcionam o pigmento escuro à soja preta e são capazes de agir nas células que armazenam as gorduras e, por isso, favorecer a perda de peso.

Para que serve a soja

A soja serve para o preparo de diferentes alimentos e refeições. A soja permite substituir proteínas de origem animal e pode ser encontrada para consumo em diferentes formas, pois existem vários alimentos elaborados a partir da soja como:

  • extrato de soja, que é leite de soja podendo se encontrar em pó ou fluido,
  • proteína texturizada, a chamada carne de soja, como seitã ou tofu,
  • farinha de soja para cozinhar bolos e pães,
  • óleo de soja,
  • lecitina de soja,
  • molho de soja.

Os derivados da soja possuem características nutricionais muito diferentes, sendo uma oleaginosa rica em proteína, o óleo, por exemplo, não possui proteína e o teor de isoflavonas do grão também não é o mesmo do leite, sendo assim, cada derivado da soja possui valor nutricional diferente, não se aplicando o valor do grão da soja aos seus derivados.

O que é soja transgênica

A soja transgênica é o resultado de uma mutação genética feita em laboratório que altera a semente natural tornando ela mais resistente às pragas que poderiam destruir a plantação, por exemplo.

Os benefícios da soja transgênica são a redução da necessidade do uso de pesticidas, o que reduz a toxicidade para o ser humano, mas o impacto da ingestão de alimentos geneticamente modificados não pode ser afirmado.

Os alimentos transgênicos, mesmo os derivados da soja, devem ter na sua embalagem uma indicação sobre a origem da semente para que o consumidor possa escolher consumir ou não esse alimento.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 02/10/2014 Última atualização da página: 30/05/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.