Carambola: 6 benefícios e como consumir (com receitas)

Atualizado em setembro 2023
Evidência científica

A carambola é uma fruta exótica que ajuda a prevenir problemas de saúde, como infarto, diabetes e aterosclerose, porque contém ótimas quantidades de antioxidantes, como flavonoides, vitamina C, ácido gálico e epicatequina.

Além disso, a carambola tem excelentes quantidades de água e fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino, eliminam o excesso de líquido corporal, e prolongam a saciedade, promovendo o emagrecimento.

A carambola é encontrada em feiras e supermercados, podendo ser consumida ao natural ou em preparações como sucos, doces ou geleias. No entanto, a carambola não deve ser consumida por quem tem alguma doença renal crônica, pois essa fruta pode aumentar os níveis de caramboxina no sangue, uma substância que pode causar confusão mental ou convulsões e, em casos mais graves, o óbito.

Imagem ilustrativa número 1

Benefícios da carambola para a saúde

Os principais benefícios da carambola para a saúde são:

1. Controlar o colesterol

A carambola tem altas quantidades de fibras, que contribuem para a redução da absorção de gordura dos alimentos, controlando os níveis de colesterol total e colesterol “ruim”, LDL, no sangue.

Além disso, a carambola é rica em antioxidantes, como a vitamina C, flavonoides e o ácido gálico, que combatem os radicais livres, prevenindo a oxidação e aumento dos níveis de colesterol total e LDL no sangue, prevenindo a aterosclerose, infarto ou derrame.

2. Favorecer o emagrecimento

As fibras, presentes em ótimas quantidades na carambola, ajudam a prolongar o tempo de digestão dos alimentos, controlando a fome e ajudando no emagrecimento.

A carambola também é rica em água, ajudando a eliminar o excesso de líquido corporal e desinchando, além de ter poucas calorias, sendo uma boa opção para incluir em dietas para perda de peso.

3. Controlar e prevenir a diabetes

Por ter boas quantidades de fibras, a carambola ajuda a diminuir a velocidade de absorção do carboidrato dos alimentos, controlando os níveis de glicose no sangue, prevenindo e controlando a diabetes. Veja outras frutas com ótimas quantidades de fibras.

Além disso, a carambola é rica em antioxidantes, como flavonoides e ácido gálico, que inibem os radicais livres, evitando danos nas células que produzem insulina, o hormônio responsável pelo equilíbrio de açúcar no organismo. Conheça mais alimentos ricos em antioxidantes.

4. Combater a prisão de ventre

Por ter ótimas quantidades de fibras, a carambola ajuda na formação do bolo fecal, facilitando a eliminação das fezes e combatendo a prisão de ventre.

As fibras da carambola também atuam como um prebiótico, fortalecendo as bactérias benéficas do intestino e melhorando o trânsito intestinal. Saiba como obter todos os benefícios dos prebióticos.

5. Ajudar a prevenir o câncer

A carambola é uma fruta rica em antioxidantes, como flavonoides, vitamina C, ácido gálico e epicatequina, que combatem os radicais livres e fortalecem o sistema imunológico, ajudando a prevenir o surgimento de alguns tipos de câncer.

6 Controlar a pressão alta

A carambola é rica em potássio, um mineral que ajuda a eliminar o excesso de sódio do organismo pela urina, favorecendo o controle e a prevenção da pressão alta. Conheça outros alimentos ricos em potássio que ajudam a controlar a pressão alta.

A carambola faz mal?

De um modo geral, o consumo em quantidades moderadas de carambola não faz mal para pessoas saudáveis.

No entanto, pessoas com alguma doença renal crônica devem evitar a carambola. Isso porque a carambola possui caramboxina, uma toxina que não é eliminada pelos rins de pessoas com doença renal crônica, podendo, nesse caso, provocar intoxicação e problemas como confusão mental, convulsões e, em casos mais graves, o óbito.

Informação nutricional da carambola

A tabela a seguir indica a composição nutricional de 70g (1 unidade pequena) de carambola:

Componentes

Quantidade por 70g (1 unidade pequena)

Energia

21,7 calorias

Proteínas

0,7 g

Gorduras

0,23 g

Carboidratos

4,7 g

Fibras

1,9 mg

Vitamina C

24,1 mg

Betacaroteno

17,5 mcg

Cálcio

2,1 mg

Magnésio

7 mg

Fósforo

8,4 mg

Potássio

93 mg

É importante lembrar que, para obter todos os benefícios da carambola, é importante manter uma dieta balanceada e praticar atividades físicas regularmente.

Como consumir

A carambola é uma fruta com sabor levemente adocicado, podendo ser consumida ao natural ou em preparações como sucos, doces ou geleias. A fruta também pode ser usada em pratos salgados, como saladas ou molhos.

Embora não exista uma quantidade específica indicada para o consumo de carambola, a recomendação mínima diária de frutas é entre 2 a 3 porções, o que corresponde entre 160 g a 240 g por dia.

Para saber como consumir a carambola  na alimentação do dia a dia, consulte o nutricionista mais próximo da sua região:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Nutricionistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Receitas saborosas com carambola

Algumas receitas saborosas e saudáveis com a carambola são:

1. Suco de carambola

Ingredientes: 

  • 5 carambolas maduras;
  • 400 ml de água filtrada;
  • gelo a gosto;
  • 2 colheres (de sopa) de mel.

Modo de preparo:

Lavar bem e cortar as carambolas em cubos. Levar as carambolas, a água, as pedras de gelo e o mel ao liquidificador. Bater por 3 a 5 minutos e servir.

2. Salada de folhas com carambola

Ingredientes:

  • 1 carambola;
  • ½ maço de alface lisa;
  • ½  maço de alface roxa;
  • ½  maço de agrião;
  • 1 colher (de sopa) de azeite;
  • Vinagre de vinho a gosto;
  • Pimenta do reino a gosto;
  • ½  colher (de café) de sal.

Modo de preparo:

Lavar bem a carambola, as alfaces e o agrião e secar bem. Cortar as carambolas em fatias finas, no formato de estrelas e reservar. Rasgar com as mãos as folhas de alface e o agrião. Em uma travessa, colocar as folhas de alface e de agrião e misturar bem. Adicionar as fatias de carambola, temperar com azeite, vinagre, sal e pimenta e servir.

3. Vinagrete de carambola

Ingredientes:

  • 2 carambolas;
  • ½ cebola roxa;
  • Suco de 1 limão;
  • 2  ½ colheres (de sopa) de vinagre de vinho tinto;
  • 1 colher (de sopa) de azeite;
  • 2 ramos de coentro;
  • Cubos de gelo a gosto;
  • ½ colher (de café) de sal.

Modo de preparo:

Lavar bem a carambola e as folhas de coentro e secar. Cortar a cebola em cubos, colocar em uma tigela com ½ colher de vinagre e os cubos de gelo, deixando descansar na solução por 10 minutos. Cortar a carambola em cubos pequenos. Picar as folhas de coentro e reservar. Escorrer a cebola e transferir para uma tigela. Adicionar a carambola, as folhas de coentro, o  suco de limão, o azeite, o restante do vinagre e o sal. Mexer delicadamente com uma colher e levar à geladeira por 30 minutos, servindo em seguida.

Vídeos relacionados