Benalet: para que serve e como usar

Atualizado em maio 2023

O Benalet é um remédio na forma de pastilhas indicado para ajudar no tratamento de tosse seca, irritação da garganta e faringite, causados por inflamação ou irritação das vias respiratórias.

As pastilhas Benalet contêm a difenidramina, citrato de sódio e o cloreto de amônio na sua composição, com ação antialérgica e expectorante, diminuindo a irritação da garganta e faringe, aliviando a inflamação e diluindo as secreções, facilitando sua eliminação e melhorando a respiração.

O Benalet podem ser compradas em farmácias e drogarias, nos sabores mel-limão, framboesa ou menta, e usadas por adultos ou crianças com mais de 12 anos.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

As pastilhas de Benalet são indicadas para:

  • Tosse seca;
  • Irritação da garganta;
  • Faringite.

Esse remédio reduz a irritação e inflamação das vias aéreas superiores, que podem surgir durante gripes, resfriados ou alergias, por exemplo.

Se tem irritação na garganta e deseja uma avaliação médica, agende uma consulta com o otorrinolaringologista na região mais próxima:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Otorrinolaringologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Como usar

A dose recomendada de Benalet para adultos e crianças com mais de 12 anos é de 1 pastilha, que deve ser dissolvida lentamente na boca, não devendo ser partida, amassada, mastigada ou engolida com água.

A quantidade máxima recomendada por hora é de 2 pastilhas. Já a dose máxima indicada é de 8 pastilhas por dia.

Possíveis efeitos colaterais

Embora sejam raros, os efeitos colaterais que podem surgir durante o tratamento com as pastilhas de Benalet são sonolência, vertigem, secura na boca, náusea, vômito, sedação, prisão de ventre, diarreia e dificuldades para urinar.

Já em idosos, as pastilhas de Benalet podem causar tonturas, sedação excessiva, confusão mental, desmaio e queda da pressão arterial, devido à presença de antialérgico.

Quem não deve usar

O Benalet não deve ser usado por pessoas com alergia aos componentes da fórmula, por mulheres amamentando ou por pessoas que usam remédios tranquilizantes, sedativos hipnóticos, medicamentos anticolinérgicos e/ou inibidores da monoaminoxidase.

O Benalet também não deve ser usado por pessoas com diabetes, por crianças com menos de 12 anos, mulheres grávidas ou em amamentação. Veja outras pastilhas para a garganta.

Como as pastilhas de Benalet podem causar sonolência, é importante evitar usar esse medicamento em situações que exijam muita atenção, como condução de veículos ou operação de máquinas pesadas.

Além disso, pessoas com enfisema pulmonar, bronquite crônica, asma aguda ou crônica, glaucoma ou hiperplasia na próstata, só devem usar o Benalet se recomendado pelo médico.

As pastilhas Benalet sabor menta e limão, contêm o corante tartrazina na sua composição, e por isso não devem ser usadas por pessoas que têm alergia ao ácido salicílico, pois pode causar reações alérgicas, incluindo asma brônquica.

Vídeos relacionados