Bardana

publicidade

A bardana é uma planta medicinal, também ser conhecida como bardana-maior, erva-dos-pegamassos, pega-moço ou orelha de gigante, que possui raízes carnudas e compridas, alcança 1,50 metros de altura e produz flores cor-de-rosa.

Com a bardana pode-se realizar um ótimo remédio caseiro para espinhas porque ela melhora atividade das glândulas sebáceas​. Seu nome científico é Arctium lappa L.

Para que serve a Bardana

A bardana serve para tratar: espinhas, caspa; abscesso; acne; eczema; anemia; bronquite; pedra nos rins; coceira; feridas; bactérias Gram Positivas como estafilococos e estreptococos; cólica; prisão de ventre; furúnculo; gastrite; gota; psoríase; artrite reumatóide; escabiose; escorbuto; herpes labial; lepra; micose; sífilis; diabetes; gases; má digestão; dor de garganta; acelera recuperação de sarampo e catapora; febre; gota; reumatismo; cistite; retenção de líquidos; regula a menstruação.

Propriedades da Bardana

Antibactericida; fungicida; adstringente; anti inflamatória; anti-séptica; calmante; cicatrizante; depurativa; diurética; fungicida; tônica; laxante suave; probiótica.

Modo de uso da Bardana

Para fins medicinais podem ser usadas suas raízes sob a forma de óleo ou para fazer chá, sementes e folhas.

  • Óleo de bardana: Num recipiente coloque 500 ml de óleo de Sésamo e 6 colheres de sopa de raízes de bardana picadas, e deixe descansar por 3 dias. Serve para tratar a caspa. Passe no couro cabeludo 2 vezes por semana lavando no dia seguinte.
  • Chá de bardana: Coloque 1 colher de sopa de raiz de bardana numa panela e leve para ferver com 1 copo de água. Deixe amornar, coe e beba a seguir. Serve para limpar a pele. Tome 3 xícaras de chá diariamente durante 3 semanas e limpe a pele com este chá.

Efeitos colaterais da Bardana

Aumento da frequência urinária; pode gerar hiperglicemia em diabéticos se utilizada indevidamente, pode provocar contrações uterinas.

Contraindicações da Bardana

Feridas abertas, crianças, diarreia, gravidez.

Link útil:

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 24/04/2014 Última data de atualização da página: 01/10/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.