Bardana

PUBLICIDADE

​A Bardana é uma planta medicinal, também conhecida como Bardana-maior, Erva-dos-pegamassos, Pega-moço ou Orelha de gigante, muito utilizada no tratamento de problemas dermatológicos, como acne ou eczemas, por exemplo.

Além disso, a Bardana também pode ser usada para aliviar os sintomas de problemas gastrointestinais, como prisão de ventre ou má digestão.

O nome científico da Bardana é Arctium lappa e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e em algumas feiras livres.

Bardana
Bardana
Bardana

Para que serve a Bardana

A Bardana serve para ajudar no tratamento de acne, furúnculos, abcessos, eczemas, caspa, má digestão, gastrite, prisão de ventre, diabetes, reumatismo, gota, bronquite, cólicas renais ou nefropatia, por exemplo.

Propriedades da Bardana

As propriedades da Bardana incluem sua ação antibacteriana, fungicida, adstringente, anti-inflamatória, anti-séptica, calmante, cicatrizante e depurativa.

Modo de uso da Bardana

As partes usadas da Bardana são suas folhas e sementes para fazer chá ou as raízes para fazer óleo.

  • Chá de Bardana para problemas gástricos: Colocar 3 colheres de sopa de raiz de bardana em uma panela, deixando ferver com 1 litro de água durante 5 minutos. Deixar amornar, coar e beber até 3 xícaras por dia.

Efeitos colaterais da Bardana

Os principais efeitos colaterais da Bardana incluem aumento da frequência urinária, estimulação das contrações uterinas e aumento dos níveis de açúcar no sangue em pacientes diabéticos.

Contraindicações da Bardana

A Bardana está contraindicada para grávidas, crianças e em pacientes com diarreia.

Link útil:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE