Azia

publicidade

Azia é uma sensação de queimação que vai da boca do estômago até a garganta, que ocorre especialmente na gravidez.

Quando a azia surge, uma boa dica é tomar 1 colher de Leite de Magnésia, mas um outro remédio caseiro muito eficaz contra a azia e queimação é comer um pedacinho de pão. Estes remédios são eficaz até mesmo na azia forte e frequente, mas é muito importante que o indivíduo saiba o que fazer para evitar a azia.

Causas da Azia

Embora nem todas as causas da azia sejam esclarecidas, sabe-se que comer rapidamente, usar roupas apertadas e comer alimentos gordurosos, ácidos ou muito temperados juntamente com líquidos numa mesma refeição favorece o seu aparecimento.

Nas mulheres, que dificilmente têm azia, o surgimento de uma azia constante pode ser sintoma de gravidez.

Remédio para azia

Para evitar e diminuir a azia recomenda-se comer uma bolacha de água e sal ou pedacinhos de miolo de pão para absorver o ácido gástrico facilitando a digestão dos alimentos.

Evitar comer muito depressa e não comer uma grande quantidade de alimentos de uma só vez são também dicas importantes a serem seguidas, assim como evitar deitar-se logo após comer.

Durante a noite, deitar sobre o lado esquerdo do corpo e elevar a cabeceira da cama cerca de 15 cm dificulta o retorno do conteúdo do estômago para a boca, assim como evitar beber líquidos antes de dormir.

Azia na gravidez

É comum o aparecimento da azia na gravidez porque além da digestão estar sendo prejudicada, o crescimento do bebê empurra o estômago para cima, facilitando o refluxo do conteúdo gástrico para o esôfago gerando os sintomas típicos da azia e da queimação.

Para diminuir  a azia na gravidez recomenda-se comer fracionadamente pouca quantidade de comida, dentro de 3 em 3 horas. Evitar beber líquidos durante as refeições e não deitar-se logo após comer também são dicas importantes a serem seguidas.

Nesta fase, deve-se evitar ao máximo tomar remédios, sendo o mais aconselhado usar plantas medicinais em forma de chá. Tomar o chá de hortelã é uma ótima forma de acabar com a azia.

Tratamento para azia

Para tratar a azia recomenda-se tomar um anti-ácido como o Pepsamar, Leite de Magnésia ou o Naviscon, por exemplo. Como tratamento natural para a azia recomenda-se a toma do chá de hortelã ou tomar a mistura de 1/2 copo de água com 1 colher de bicarbonato de cálcio.

Embora estes possam ser bons remédios para a azia seguir uma dieta rica em frutas, legumes, vegetais e grãos assim como beber água somente entre as refeições são dicas importantes para evitar o surgimento da azia.

Sintomas de azia

Os sintomas de azia são:

  • Sensação de queimação na região atrás do esterno , que sobe até a garganta;
  • Má digestão;
  • Gosto amargo ou ácido na boca;
  • Subida do conteúdo do estômago até a garganta;
  • Arrotos;
  • Tosse e
  • Dor no peito.

É importante esclarecer que nem todos os indivíduos apresentam todos estes sintomas ao mesmo tempo. Por vezes, só ocorre o primeiro sintoma acima citado.

Links Úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade