Autotransplante de medula

publicidade

O autotransplante de medula óssea é uma das formas de tratamento para o câncer. Esse tratamento consiste em retirar uma dada quantidade de sangue e de células-tronco da medula óssea do paciente com câncer e depois transplantá-la novamente para o organismo do próprio paciente, resultando numa melhora clínica significativa.

Para que serve o autotransplante de medula

O autotransplante de medula óssea serve para fazer com que o organismo volte a produzir células saudáveis e assim seja mais fácil vencer o câncer quando as doses de radioterapia e/ou quimioterapia forem aumentadas após o transplante.

Como é feito o autotransplante de medula

O autotransplante de medula óssea é feito da seguinte forma: o médico irá retirar uma certa quantidade de sangue vindo da medula óssea do próprio paciente com câncer através de uma injeção no quadril e a enviará para análise. Se a amostra retirada não tiver células cancerígenas, eles a congelam para uso posterior.

Essas células deverão ser transplantadas no organismo do mesmo paciente quando este tiver com um nível de células cancerígenas muito baixas e assim o seu organismo irá produzir novamente uma grande quantidade de células saudáveis.

Resultados do autotransplante de medula

O resultado do autotransplante de medula óssea é o paciente responder melhor à terapia que será realizada após o transplante, aumentando seu tempo e sua qualidade de vida.

Artigos científicos têm comprovado que o autotransplante de medula óssea produz bons resultados nos seguintes tipos de câncer:

  • Neuroblastoma;
  • Sarcoma de Ewing;
  • Câncer de testículo;
  • Câncer de mama;
  • Câncer de ovário;
  • Doença de Hodgkin;
  • Mieloma múltiplo;
  • Linfoma não-Hodgkin;
  • Leucemia mieloide crônica.

Segundo os cientistas, o autotransplante de medula óssea tem uma melhor resposta do organismo quando ele é realizado quando existem poucas células cancerígenas no paciente, especialmente quando é realizado numa fase inicial da doença.

Referência Bibliográfica

MASSUMOTO C; MISUKAMI S. Transplante autólogo de medula óssea e imuniterapia pós-transplante. Acesso em Dez. 2011.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade