Autotransplante de medula óssea

publicidade

O auto transplante de medula óssea é muito utilizado quando o paciente precisa fazer tratamentos para o câncer, como quimioterapia ou radioterapia.

Normalmente, o processo de auto transplante de medula óssea consiste em retirar células saudáveis do organismo do paciente antes do tratamento e depois injetá-las novamente quando os tratamentos terminarem, permitindo que o organismo produza mais células saudáveis.

O auto transplante de medula óssea é principalmente utilizado em pacientes com linfoma, mieloma múltiplo ou leucemia, pois são necessárias maiores doses de quimioterapia para curar esse tipo de doenças.

Como funciona o auto transplante de medula

Para fazer o auto transplante de medula, o oncologista retira uma amostra de medula óssea do quadril do paciente através de uma injeção no quadril. De seguida, a amostra é enviada para um laboratório e, caso não tenha células malignas, é armazenada para ser utilizada depois das altas doses de quimioterapia.

Após os tratamentos com quimioterapia ou radioterapia, as células de medula óssea saudável são novamente injetadas na corrente sanguínea do paciente para aumentar a produção de células de sangue, que estão muito reduzidas após os tratamentos para o câncer.

Como é a recuperação do auto transplante de medula

A recuperação total do auto transplante de medula dura entre alguns meses até 2 anos após o transplante, no entanto, o paciente só precisa ficar internado até 4 semanas após o transplante, pois é neste período que há maior risco de infecções e hemorragias.

Riscos do auto transplante de medula

Os principais riscos do auto transplante de medula incluem:

  • Náuseas, vômitos ou diarreia;
  • Feridas na boca;
  • Queda de cabelo;
  • Sangramentos excessivos;
  • Infecções recorrentes, como pneumonia;
  • Infertilidade;
  • Depressão.

Estes riscos são mais frequentes em pacientes com câncer em fase mais avançada devido às grandes doses de quimioterapia que são utilizadas antes do transplante.

Saiba mais sobre como funciona o transplante de medula em:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade