Autoexame da tireoide

publicidade

O autoexame da tireoide pode sugerir alguma alteração nesta glândula, e ele deve ser realizado especialmente por quem sofre com doenças relacionadas à tireoide ou quem possui fatores de risco, como, por exemplo, ser mulher e ter mais de 35 anos de idade.

Para realizar o autoexame da tireoide, basta um copo de água e um espelho.

Como fazer o autoexame da tireoide

Para fazer o autoexame da tireoide, o indivíduo deverá segurar o espelho de frente para seu pescoço, inclinar um pouco a cabeça para trás e beber o copo d'água, observando se o pomo de Adão, também chamado de gogó, sobe e desce normalmente, sem alterações.

Se, durante este autoexame o indivíduo sentir dor ou perceber que há algum nódulo ou alguma outra alteração na glândula tireoide, ele deve procurar imediatamente um médico endocrinologista, para fazer um exame de sangue para avaliar a função da tireoide.

Sobre a tireoide

A tireoide é uma glândula responsável por várias funções no corpo, como regular o metabolismo basal. Quando ela está alterada, o indivíduo pode ter sintomas como engordar com facilidade, ficar mais lento, ficar depressivo e ter queda de cabelo, que caracterizam o hipotireoidismo. Caso haja uma produção excessiva de hormônios por parte da tireoide, o indivíduo deverá apresentar sintomas como sentir muito calor, ficar nervoso, irritado e ter a pressão alta. Ambas as situações necessitam de tratamento específico.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 25/07/2014 Última atualização da página: 02/10/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.