Atrofia muscular

publicidade

A atrofia muscular é caracterizada pela diminuição do volume muscular causado pela inatividade. Ela pode ser originada por alguma doença neurológica ou simplesmente pela falta de uso de um determinado grupo muscular, como ocorre, por exemplo, ao ter um membro engessado por algum tempo.

Tratamento para atrofia muscular

Quando a atrofia muscular não é causada por nenhuma doença neurológica seu tratamento consiste na prática de exercícios de fortalecimento, mas quando há alguma doença neurológica envolvida, os exercícios musculares podem somente diminuir a sua progressão.

Para melhorar a contração muscular da região atrofiada recomenda-se, além dos exercícios de fortalecimento muscular, o uso de aparelhos como, por exemplo, a corrente russa.

Uma das complicações que a atrofia muscular pode trazer é a deformação das articulações, como ocorre em alguns casos de indivíduos paraplégicos que, por não movimentarem as pernas, apresentam os pés e os joelhos deformados. Uma outra é a perda da capacidade dos movimentos, fazendo com que o indivíduo fique acamado.

Para evitar um quadro de atrofia muscular, recomenda-se a prática de atividade física, e pacientes neurológicos podem beneficiar-se com a fisioterapia.

Sintomas da atrofia muscular

Os sintomas da atrofia muscular são: o pequeno volume muscular da região; dificuldade em realizar uma contração muscular com o membro afetado; flacidez; e diminuição do tônus local.

Atrofia muscular tem cura?

Dependendo da causa da atrofia muscular, ela pode ter cura ou não. A atrofia muscular só tem cura quando ela não foi causada por alguma deficiência neurológica, por isso, todas as outras causas podem ser curadas através da fisioterapia.

Causas da atrofia muscular

Algumas doenças que causam atrofia muscular são a esclerose, distrofia muscular de Duchenne e distrofia muscular progressiva. Estas são doenças neurológicas impedem a contração muscular e necessitam de tratamento específico.

Outras possíveis causas da atrofia muscular são: a paraplegia, tetraplegia, amputação do membro e membro gessado.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 17/10/2014 Última atualização da página: 29/03/2012
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.