Atorvastatina: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Atualizado em julho 2023

A atorvastatina é uma estatina indicada para auxiliar na diminuição dos níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, quando não se consegue regular os níveis de colesterol apenas com alterações na alimentação e estilo de vida.

Além disso, esse remédio também para prevenir problemas cardiovasculares em pessoas que possuem alto risco de doenças, como fumantes, diabéticos ou que tem histórico familiar a doença cardíaca.

A atorvastatina é fornecida gratuitamente pelo SUS ou pode ser comprada em farmácias na forma de comprimidos, sob apresentação de receita médica, com os nomes comerciais Lipitor ou Citalor, ou como genérica "atorvastatina cálcica". 

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A atorvastatina pode ser indicada nas seguintes situações:

  • Tratamento complementar à dieta para diminuir os níveis de colesterol total, LDL, triglicerídeos e apolipoproteína B;
  • Aumentar o colesterol HDL em pessoas que possuem hipercolesterolemia ou dislipidemias, quando a alimentação e as alterações nos hábitos de vida não são suficientes;
  • Prevenir doenças cardiovasculares, como angina, infarto do miocárdio ou AVC, em pessoas que possuem fatores de risco aumentado, como fumantes, hipertensão, diabetes, HDL baixo, obesidade ou antecedentes familiares de doença cardíaca.

Além disso, a atorvastatina pode ser indicada para pessoas que já têm alguma doença coronariana e se deseja diminuir o risco e a gravidade da alteração cardiovascular, além de diminuir a possibilidade de hospitalização por insuficiência cardíaca.

Marque uma consulta com o cardiologista mais próximo para avaliar a necessidade de iniciar o uso de atorvastatina:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Cardiologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Atorvastatina emagrece?

A atorvastatina não é um medicamento indicado para emagrecer. Apesar de estar relacionada com a diminuição do colesterol e triglicerídeos no sangue, isso não significa que promove a diminuição da gordura corporal.

Apesar disso, algumas pessoas que fazem uso da atorvastatina podem ter perda do apetite, podendo diminuir a vontade do consumo de alimentos e, por isso, pode estar associada a uma pequena perda de peso, porém não deve ser utilizada para este objetivo.

Como tomar

A atorvastatina deve ser tomada por via oral, com um copo de água, antes ou após uma refeição. 

Cada comprimido pode ter 10, 20, 40 e 80 mg de atorvastatina e a dose deve ser indicada pelo médico de maneira individualizada, de acordo com o os valores de colesterol, objetivo do tratamento, idade e resposta da pessoa ao tratamento.

Geralmente, a dose inicial para adultos ou crianças com mais de 10 anos é de 10 mg de atorvastatina, em dose única, uma vez por dia e sempre no mesmo horário, podendo o médico ajustar a dose a cada 4 semanas ou mais. A dose máxima de atorvastatina é de 80 mg uma vez ao dia.

Possíveis efeitos colaterais

Os principais efeitos colaterais da atorvastatina são:

  • Insônia;
  • Dor de cabeça;
  • Náuseas ou vômitos;
  • Diarreia ou prisão de ventre;
  • Dor abdominal;
  • Dor muscular;
  • Gases;
  • Hipo ou hiperglicemia;
  • Perda de peso;
  • Inflamação do pâncreas e/ ou do fígado;
  • Queda de cabelo.

De forma geral, a atorvastatina é bem tolerado e, na maioria dos casos, os efeitos secundários são muito leves ou transitórios.

No entanto, apesar de ser raro, a atorvastatina pode provocar a degradação dos músculos, chamada rabdomiólise, e resultar em insuficiência renal.

Desta forma, deve-se ir ao hospital imediatamente se surgirem sintomas como dor muscular inexplicável, fraqueza, cansaço excessivo, febre, confusão mental, agitação ou delírio, por exemplo. Saiba identificar os sintomas da rabdomiólise.

Quem não deve usar

A atorvastatina é não deve ser usada por pessoas que tenham alergia à atorvastatina ou qualquer outro componente do comprimido, em caso de crise asmática ou reação alérgica ao ácido acetilsalicílico e a outros analgésicos ou anti-inflamatórios não esteroide.

Não é recomendado o uso de atorvastatina em caso de úlcera péptica recorrente ou para pessoas com antecedentes de hemorragia gástrica, intestinal ou em caso de hemofilia e outras alterações da coagulação.

Além disso, esse medicamento também não é indicado para pessoas com com pressão baixa, doença hepática ativa, cirrose, insuficiência hepática, renal ou cardíaca graves ou que estão fazendo hemodiálise.

Também não é recomendado o uso de atorvastatina por crianças com menos de 10 anos, durante a gravidez, durante o período de lactância e por mulheres em idade fértil que não fazem uso de métodos contraceptivos.

Vídeos relacionados