Ataque cardíaco fulminante

publicidade

O ataque cardíaco fulminante é uma emergência médica que pode levar à morte em todos os indivíduos que não tiverem um tratamento rápido e eficaz. Quase metade dos casos, morrem antes de chegarem ao hospital, devido a rapidez como acontece e a falta de atendimento eficaz. Ele manifesta-se gerando sintomas como súbita dor no peito e falta de ar, em indivíduos que por vezes, nunca sofrem de doenças do coração. Devido a sua gravidade, pode levar a morte em minutos, caso não seja prontamente diagnosticado e tratado. 

Causas do ataque cardíaco fulminante

O ataque cardíaco fulminante é causado, na maioria das vezes, pela obstrução do fluxo sanguíneo por ruptura de uma placa de gordura que se encontra aderida à parede interna do vaso. Quando essa placa se rompe, libera substâncias inflamatórias que são capazes de resultar em entupimento total do vaso sanguíneo,  de forma a impedir a passagem do sangue que leva o oxigênio para as paredes do coração. A falta desse oxigênio, faz com que o músculo sofra, o que se reflete na dor no peito e depois,  pode resultar em morte do músculo cardíaco.

Indivíduos que estejam acima do peso ideal, que tenham colesterol alto ou que tenham a taxa de triglicerídeos aumentada no sangue, são os mais propensos a sofrer um ataque cardíaco.

Diante da suspeita de um ataque cardíaco fulminante, deve-se chamar uma ambulância para que o paciente seja levado, o mais rápido possível ao hospital para que seja iniciado o quanto antes, o tratamento, no intuito de evitar perdas musculares e a morte do indivíduo. 

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 29/07/2014 Última atualização da página: 29/07/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.