Artrose tem cura?

publicidade

Embora haja muitas pesquisas científicas sobre este assunto, a artrose ainda não tem cura, mas o tratamento bem direcionado pode melhorar significativamente a vida do indivíduo.

Tratamento para artrose

O tratamento para artrose pode variar de acordo com a queixa apresentada pelo indivíduo mas em geral, recomenda-se a toma de medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios, infiltrações com corticoides, fisioterapia e por vezes, cirurgia dependendo da gravidade da doença.

Além disso, é importante manter bons hábitos como fazer uma alimentação equilibrada, beber bastante água e só praticar exercícios sob orientação de um educador físico ou fisioterapeuta.

Fisioterapia para artrose

A fisioterapia para artrose deve ser feita preferencialmente todos os dias, com o uso de recursos como aparelhos para diminuir a dor e melhorar a funcionamento da articulação. O fortalecimento da musculatura envolvida deve ser iniciado assim que a dor diminuir e é essencial para proteger a articulação de maiores danos.

Nos casos em que este tipo de abordagem não trazer os benefícios esperados, indica-se a colocação de uma prótese para substituir a articulação afetada. Mas devido as cicatrizes e possíveis aderências que podem surgir, o paciente terá que permanecer fazendo fisioterapia por mais alguns meses após a cirurgia.

Remédios para artrose

Alguns exemplos de remédios para artrose são:

  • Diclofenaco dietilamônio vendido comercialmente como Cataflan ;
  • Salicilato de dietilamina vendido comercialmente como Reparil;
  • Ranelato de estrôncio vendido comercialmente como Protelos, Osseor;
  • Superflex-3 à base de glucosamina, condroitina e MSM.

Apesar destes serem facilmente comercializados sem receita médica, é recomendado que só sejam utilizados quando indicados pelo médico.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 29/07/2014 Última atualização da página: 14/03/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.