Artrose no ombro: o que é, sintomas, causas e tratamento

Atualizado em abril 2024

Artrose no ombro é a degeneração da articulação do ombro, o que leva a uma inflamação do local, resultando em sintomas como dor no ombro quando se realiza determinados movimentos e que aumenta com o passar dos anos ou se intensifica durante a realização de movimentos com os braços.

A artrose no ombro pode acontecer devido a fatores genéticos ou ser consequência da realização de movimentos repetitivos ou de alto impacto, sendo importante que o reumatologista ou o ortopedista seja consultado para que seja possível fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado.

O tratamento para a artrose no ombro é feito com o uso de medicamentos para aliviar a dor, que devem ser recomendados pelo médico, e sessões de fisioterapia para melhorar a mobilidade do ombro. Em alguns casos, pode ser indicada a cirurgia.

Um senhor de costas com uma das mãos no ombro aparentando algum desconforto na articulação

Sintomas da artrose no ombro

Os principais sintomas da artrose no ombro são:

  • Dor e inchaço no ombro, na parte de trás ou parte superior do ombro;
  • Rigidez no ombro e dificuldade em movimentar o braço;
  • Sensação de areia na articulação do ombro;
  • Estalos no ombro durante a realização dos movimentos.

Esses sintomas podem ser constantes e mais intensos quando se movimenta o braço, e piorar ao londo do tempo podendo a dor surgir até mesmo em repouso.

É comum que a artrose no ombro aconteça ao mesmo tempo que outras alterações, como tendinite ou bursite, que corresponde à inflamação do tecido localizado no interior da articulação do ombro. Veja como identificar e tratar a bursite no ombro.

Teste online de sintomas

Para saber a possibilidade de ter artrose, por favor, selecione os sintomas que apresenta:

  1. 1. Dor nas articulações ao realizar esforços e que melhora com o repouso
  2. 2. Rigidez nas articulações após repousar, mas que passa em até 30 minutos
  3. 3. Movimento reduzido em uma ou mais articulações
  4. 4. Sensação de que uma ou mais articulações estão “frouxas” ou instáveis
  5. 5. Aumento do tamanho da articulação
  6. 6. Estalos frequentes ao movimentar partes do corpo

Este teste é apenas uma ferramenta de orientação. Portanto, não tem a finalidade de dar um diagnóstico nem substitui a consulta com um ortopedista ou clínico geral.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da artrose no ombro é feito pelo ortopedista ou reumatologista a partir da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e exame físico, em que são feitos movimentos que envolvem o ombro para verificar a mobilidade da pessoa, se há algum tipo de dor e a sua intensidade.

Marque uma consulta com um ortopedista na região mais próxima:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Ortopedistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Além disso, podem ser solicitada a realização de raio X para avaliar toda a estrutura do ombro e, assim, ser possível verificar o estágio da artrose, o que é importante para iniciar o tratamento mais adequado.

Principais causas

As principais causas de artrose no ombro são:

  • Fatores genéticos;
  • Envelhecimento natural do corpo, sendo mais comum após os 50 anos;
  • Artrite reumatoide crônica;
  • Realização de movimentos repetitivos com o braço e ombro, por esportes ou profissão;
  • Trauma direto ou indireto no ombro, como quedas, luxação no ombro ou ruptura do manguito rotador. 

A artrose no ombro pode ocorrer com mais frequência na articulação acromioclavicular, localizada entre a clavícula e a omoplata (acrômio), mas também pode afetar a articulação glenoumeral, entre o osso úmero do braço e a omoplata (escápula). Veja também as causas da artrose acromioclavicular.

Como é feito o tratamento

O tratamento da artrose no ombro deve ser feito com orientação do reumatologista ou ortopedista, com o objetivo de melhorar e preservar a mobilidade do ombro e braço, e aliviar os sintomas.

Assim, o médico pode indicar o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, como paracetamol ou diclofenaco, para aliviar a dor.

Além disso, também é indicada a realização de fisioterapia, com o objetivo de manter a articulação ativa, além de promover o seu fortalecimento e, assim, melhorar a qualidade de vida da pessoa. Para auxiliar o tratamento, também podem ser usados gelo, calor, aparelhos e até mesmo exercícios de musculação, mas sempre com orientação do fisioterapeuta.

Caso o uso de remédios e/ou fisioterapia não melhorem os sintomas, o médico pode aplicar uma injeção de corticoide direto na articulação do ombro para reduzir a inflamação e promover o alivio rápido da dor.

Em casos mais graves ou quando ou outros tratamentos não são suficientes para aliviar os sintomas, o médico pode indicar a realização da artroscopia, que é um pequeno procedimento cirúrgico feita retirar calos ósseos, e se o caso for muito grave, a substituição da articulação danificada por uma prótese pode ser indicada. Entenda o que é a artroscopia do ombro e quais os riscos.

Tratamento caseiro para artrose no ombro

O tratamento caseiro para artrose no ombro pode ser feito com o uso de suplementos a base de esqueleto de crustáceos, indicados pelo médico, já que podem auxiliar na recuperação da cartilagem. Conheça também alguns remédios caseiros para artrose.