Artrogripose

publicidade

Artrogripose é uma doença congênita, caracterizada por deformidade e rigidez nas articulações. A doença se manifesta no processo de desenvolvimento do feto, que quase não apresenta movimentos na barriga da mãe.

“Boneco de madeira” é  geralmente um termo utilizado para descrever crianças com artrogripose, que apesar de apresentarem deformidades físicas tem desenvolvimento mental normal.

Sintomas da Artrogripose

Os sintomas da artrogripose são:

  • rigidez nas articulações,
  • músculos tensos,
  • luxação nas articulações,
  • fraqueza muscular,
  • ombros deslocados,
  • cotovelos fixos em extensão,
  • pés tortos e
  • dificuldades para se alimentar.

Causas da Artrogripose

As causas da Artrogripose estão relacionadas com distúrbios nas fibras musculares ou nas células motoras dos bebês, esses distúrbios prejudicam o desenvolvimento normal dos músculos.

Diagnóstico da Artrogripose

O diagnóstico pode ser feito durante a gestação através de uma ultra-sonografia. A ausência de movimento, posição anormal dos membros e retardo no crescimento intra-uterino são sintomas que confirmam o diagnóstico pré-natal.

Tratamento da Artrogripose

O tratamento cirúrgico é o mais utilizado e visa melhorar o movimento das articulações. Quanto mais rápido for feita a cirurgia, melhor para o desenvolvimento motor da criança.

Dependendo da gravidade das deformações o tratamento requer a utilização de equipamentos de apoio, como cadeiras de rodas , material escolar adaptado ou muletas.

O tratamento  da artrogripose inclui orientação dos pais e um plano de intervenção que tem o objetivo de desenvolver a independência da criança, para isso a terapia ocupacional é uma das técnicas utilizadas.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 30/09/2014 Última atualização da página: 30/09/2011
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.