Arritmia cardíaca tem cura?

publicidade

Arritmia cardíaca tem cura, mas deve ser tratada logo que surjam os primeiros sintomas para que o tratamento seja instituído o mais rápido possível evitando complicações que a doença pode trazer como ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, choque cardiogênico e morte. 

O tratamento da arritmia cardíaca vai depender do tipo de arritmia, da gravidade dos sintomas e da associação ou não com outras doenças cardíacas.

Nos casos das arritmias benignas, as alterações nos batimentos cardíacos podem até desaparecer espontaneamente, não sendo necessário nenhum tipo de tratamento. Deve-se manter as consultas periódicas no cardiologista para que sejam realizados exames e avaliada a necessidade de remédios para controle dos sintomas. Já nos casos das arritmias malignas é necessário um tratamento mais especializado, permitindo o controle ou a cura da arritmia.

As opções de tratamento variam de acordo com os sintomas apresentados, sendo mais comuns as seguintes condutas:

  • Choque elétrico, cardioversão elétrica ou desfibrilação: tem como função reorganizar o ritmo cardíaco em alguns tipos de arritmias mais urgentes, como nos casos de flutter atrial, fibrilação atrial e taquicardia ventricular;
  • Medicamentos: propafenona, sotalol, dofetilida, amiodarona e ibutilida;
  • Implantação de marcapasso artificial: o aparelho possui uma bateria de longa duração que assumirá o comando do coração conforme o médico programar, fazendo com que o paciente possa levar uma vida normal ;
  • Cirurgia de cauterização ou ablação: é feita uma queimadura bastante localizada e precisa, que irá impedir ou dificultar novas crises de arritmia. O procedimento dura algumas horas, podendo ser necessário sedação ou anestesia geral.

Outra medida importante para tratar as arritmias são as alterações nos hábitos de vida. Tanto nas arritmias benignas, quanto nas malignas, deve-se evitar o consumo de álcool, drogas, café, coca-cola, chá preto e cigarro.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 24/10/2014 Última atualização da página: 08/09/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.