Aplasia medular tem cura

publicidade

A aplasia medular tem cura quando o tratamento é devidamente orientado pelo médico. O tratamento geralmente é feito com o uso de medicamentos imunossupressores, que irão agir estimulando a produção de células do sangue pela medula óssea, mas o transplante de medula óssea pode ser indicado para os casos mais graves.

Tratamento para aplasia medular

O tratamento para aplasia medular pode ser feito com a toma de medicamentos imunossupressores, mas quando seus efeitos colaterais são muito exacerbados, o médico poderá indicar as transfusões sanguíneas com bastante frequência, tornando-se muitas vezes, dependentes.

Nos casos mais graves, poderá haver necessidade de um transplante de medula óssea, que consiste na retirada de pequena parcela da medula óssea de um doador que pode ser parentes próximos, geralmente um irmão ou irmã. Quando não há um familiar compatível, outra alternativa é fazer uma busca no Registro de Doadores, que apesar de ainda estar em fase de organização, existem em Curitiba e São Paulo e possuem uma base internacional de dados, o que aumenta a probabilidade de encontrar alguém compatível.

Os portadores de aplasia medular, enquanto não encontram doador compatível na família ou nas bases existentes, devem manter o tratamento com as drogas imunossupressoras e, se necessário, realização de transfusões sanguíneas, e aguardar para ver se haverá uma boa resposta.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 26/09/2014 Última atualização da página: 11/10/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.