Antibiograma

publicidade

O antibiograma é um exame de diagnóstico que consegue identificar qual é a bactéria que está causando a infecção no indivíduo, indicando também qual o antibiótico mais indicado para o seu tratamento.

Quando um paciente tem uma infecção causada por bactérias, geralmente é receitado um antibiótico capaz de eliminar estas bactérias, mas algumas infecções nem sempre são causadas por um tipo conhecido de bactérias e, nesse caso, receitar um antibiótico que não seja eficaz contra esses micro-organismos pode piorar a infecção.

Nestes casos, o médio pode realizar um antibiograma ou TSA - Teste de Sensibilidade Antimicrobianos - que irá identificar a bactéria causadora da infecção e escolher o antibiótico mais eficaz para tratar a doença.

Procedimento do antibiograma

O procedimento do antibiograma consiste na coleta, pelo médico, de material biológico como sangue, urina, saliva, catarro, fezes ou células do órgão contaminado pelas bactérias. A seguir, estas amostras são encaminhadas para um laboratório de microbiologia que irá analisar o material através do microscópio e tentar cultivar as bactérias em meio de agar, um tipo de material que favorece o crescimento destes micro-organismos.

Depois das bactérias crescerem no meio de cultura é realizado o antibiograma, que pode ser feito através de 2 processos:

  • Antibiograma por difusão em agar: neste procedimento são colocados pequenos discos de papel que contêm diferentes antibióticos na placa onde as bactérias crescem. Após algumas horas observa-se se existiu crescimento de bactérias em voltas dos discos e na ausência de crescimento bacteriano, descobre-se qual o antibiótico mais adequado.
  • Antibiograma baseado em diluição: neste procedimento existe um recipiente com várias diluições de antibiótico com doses diferentes, onde são colocadas as bactérias que serão analisadas. No recipiente onde não houve crescimento bacteriano, é que está a dose correta do antibiótico.

O resultado do antibiograma pode demorar 4 a 5 dias e é obtido através da análise do efeito dos antibióticos no crescimento das bactérias. O antibiótico que inibir o crescimento das bactérias é o indicado para tratar a infecção, mas caso as bactérias cresçam e os antibióticos não tenham efeito, o resultado é um antibiograma negativo, sendo necessário utilizar outras técnicas para identificar a bactéria e combater a infecção.

Atualmente existe o antibiograma automatizado em que resultado é obtido através de um equipamento informático que verifica o efeito dos antibióticos sobre as bactérias e indica o melhor tratamento para tratar a infecção.

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/10/2014 Última atualização da página: 02/01/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.