Confira os 7 cuidados que deve ter antes de engravidar

PUBLICIDADE

​Para que a gravidez seja realmente uma etapa feliz na vida do casal é importante que, pelo menos 3 meses antes de engravidar, o casal consulte um ginecologista para que ele indique o que a mulher e o homem devem fazer para garantir uma gestação saudável.

Os 7 cuidados que se deve ter antes de engravidar são:

1. Começar a tomar comprimidos de ácido fólico

Este medicamento deve começar a ser tomado 3 meses antes de parar o anticoncepcional para diminuir o risco de problemas neurológicos no bebê.

O ácido fólico é importante para garantir o correto fechamento do tubo neural do bebê, que ocorre logo nas primeiras semanas de gestação, quando a mulher, normalmente, ainda nem sabe que está grávida. Aumentar o consumo de alimentos ricos em folato também pode ajudar a garantir uma gravidez com menos riscos para o bebê. Veja alguns exemplos em: Alimentos ricos em ácido fólico.

2. Fazer exames pré-concepcionais

3 meses antes de começar as tentativas para engravidar, deve-se fazer um exame de sangue completo, exame de urina, exame de fezes e exames sorológicos para citomegalovírus, rubéola, toxoplasmose, sífilis, hepatite B e AIDS. Além disso, a mulher deve ainda fazer um papanicolau e ultrassom para checar a sua saúde ginecológica e o homem um espermograma, para avaliar a eficiência e quantidade dos espermatozoides.

Caso a futura mãe ou pai tenham histórico familiar de malformações genéticas ou se o casal tiver um nível de parentesco próximo, como ocorre quando se trata de casamento entre primos, o casal deve ainda fazer exames genéticos específicos. Veja outros exames para engravidar.

3. Evitar as bebidas alcoólicas

O consumo de 1 taça de vinho ou 1 copo de cerveja antes de engravidar provavelmente não vai prejudicar o bebê, no entanto, quantidades superiores de álcool aumentam o risco de aborto e da síndrome alcoólica fetal, especialmente quando consumidas após as 5 semanas de gestação, e por isso o consumo de bebidas alcoólicas não é aconselhado durante a gravidez.

4. Verificar se já tomou todas as vacinas

Algumas vacinas são importantes para garantir uma gravidez tranquila, tais como rubéola, catapora, hepatite B e tétano, e por isso se ainda não tomou estas vacinas, converse com o médico.

5. Praticar exercícios regularmente

O exercício regular promove o relaxamento do corpo e melhora suas funções, além disso, contribui para chegar ou manter o peso ideal, que também ajuda a ter uma gestação saudável e mais tranquila. Os exercícios com alto impacto como saltos, jogos de futebol ou basquete, por exemplo, devem ser evitados porque as quedas podem levar ao aborto, mas caminhada, musculação, corrida, bicicleta e Pilates são indicados.

6. Comer bem

Além de evitar as gorduras, açúcares e os alimentos industrializados, uma boa dica é investir nos alimentos ricos em vitamina E e ácido fólico, que podem ajudar a regular a produção hormonal, facilitando a concepção. Outro cuidado importante é beber bastante água e evitar ficar próximo de pessoas doentes para não se contaminar.

7. Deixar de fumar

Se você fuma, deve parar de fumar ainda antes de engravidar porque o cigarro dificulta a ovulação e implantação do óvulo, diminuindo as chances de engravidar. Além disso é muito prejudicial ao bebê, ainda que fume passivamente.

Além destes cuidados, não é recomendável pintar o cabelo, fazer escova progressiva ou outro tratamento com produtos químicos antes de engravidar, pois eles podem conter, além do formol, outras substâncias tóxicas que podem prejudicar a concepção.

Se gostou desta informação, leia também:

PUBLICIDADE