Angioplastia com Stent

publicidade

A angioplastia com stent é um procedimento onde o médico insere um tubo muito fino na artéria do indivíduo, posicionando um stent que é uma malha de metal própria para este procedimento. Existem 2 tipos de stent, o farmacológico e o não-farmacológico. O stent farmacológico é aquele que libera medicamentos na corrente sanguínea pouco a pouco, durante anos, sua vantagem é que ele é menos agressivo e diminui os riscos de gerar coágulos de sangue.

O Stent é estrategicamente posicionado no local onde o sangue estava com muita dificuldade de passar, como esclarece o vídeo a seguir:

Para que serve a angioplastia com stent

A angioplastia com stent serve para facilitar a passagem de sangue para o coração evitando o infarto, por exemplo.

Preço da angiopastia com stent

O preço de uma angioplastia com stent é de aproximadamente 15 mil reais, sendo os stents farmacológicos mais caros do que os convencionais.

Como é feita a angioplastia com stent

​Na angioplastia com stent, o médico deverá inserir um cateter numa artéria da virilha ou do braço, sob anestesia local, e com auxílio de um raio X, ele será guiado até o local desejado, e então injeta-se a solução de contraste, que permitirá que as artérias sejam visualizadas nas radiografias. Ao identificar o local desejado, o médico irá desobstruir a passagem de sangue inflando o balão e posicionando o stent, que deverá permanecer ali por longos anos.

A angioplastia pode ser realizada por cardiologistas hemodinamicistas ou por cirurgião vascular, a depender da localização do implante do stent.

Riscos da angioplastia com​ stent

Os riscos de uma angioplastia com stent incluem:

  • Gerar uma trombose, que é o desprendimento de um coágulo que pode "entupir" um vaso sanguíneo;
  • Reestreitamento do vaso sanguíneo onde o stent foi colocado, sendo que este risco é minimizado quando um stent farmacológico é inserido.

Além destes risco, a angioplastia com stent pode ter algumas sérias complicações como ataque cardíaco, AVC, e morte súbita, embora isto seja raro.

Recuperação após angioplastia com stent

A recuperação após uma angioplastia com stent é relativamente rápida. Quando a cirurgia não é realizada de urgência, geralmente o indivíduo recebe alta hospitalar no dia seguinte com recomendação de evitar exercícios vigorosos ou levantar pesos acima de 10 kg nas primeiras 2 semanas da angioplastia. Em 2 a 3 dias o trabalho e a atividade sexual podem ser retomados.

É importante esclarecer que a angioplastia com stent não impede o acumulo de placas de gordura no interior das artérias e por isso é indicada a prática regular de atividade física e uma dieta balanceada para evitar o "entupimento" de outras artérias.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 01/08/2014 Última atualização da página: 20/01/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.