Angioplastia com Stent: o que é, riscos e como é feita

Atualizado em janeiro 2020

A angioplastia com stent é um procedimento médico realizado com o objetivo de restaurar o fluxo sanguíneo por meio da introdução de uma malha de metal no interior do vaso obstruído. Existem dois tipos de stent:

  • Stent farmacológico, em que há a liberação de fármacos na corrente sanguínea de forma progressiva, diminuindo o acúmulo de novas placas de gordura, por exemplo, além de ser menos agressivo e haver menos risco de formação de coágulos;
  • Stent não-farmacológico, cujo objetivo é manter o vaso aberto, regularizando o fluxo sanguíneo.

O stent é colocado pelo médico no local em que o sangue passa com dificuldades, seja devido a uma placa de gordura ou devido à diminuição do diâmetro dos vasos em função do envelhecimento. Esse procedimento é recomendado principalmente em pessoas com riscos cardíacos devido à alterações no fluxo sanguíneo.

A angioplastia com stent deve ser realizada com um cardiologista especializado no procedimento ou cirurgião vascular e custa aproximadamente R$15.000,00, no entanto alguns planos de saúde cobrem essa despesa, além de estar disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Imagem ilustrativa número 1

Como é feita

O procedimento dura em torno de 1 hora e é considerado um procedimento invasivo, por atingir órgãos internos. Necessita de contraste para gerar a imagem durante o procedimento e, em casos específicos, pode estar associado à ultrassonografia intravascular para definir melhor o grau de obstrução.

Possíveis riscos

A angioplastia é um procedimento invasivo e seguro, com taxas de sucesso entre 90 e 95%. No entanto, assim como qualquer outro procedimento cirúrgico, tem seus riscos. Um dos riscos da angioplastia com stent é que durante o procedimento, ocorra a liberação de um coágulo, podendo resultar em um acidente vascular cerebral ( AVC).

Além disso, pode haver sangramento, hematomas, infecções pós-operatórias e, em casos mais raros, pode haver hemorragia importante, sendo necessária transfusão sanguínea. Em alguns casos, mesmo com o implante do stent, o vaso pode obstruir novamente ou o stent pode fechar por trombos, sendo necessária a colocação de outro stent, dentro do anterior.

Como é a recuperação

A recuperação após uma angioplastia com stent é relativamente rápida. Quando a cirurgia não é realizada de urgência, geralmente a pessoa recebe alta hospitalar no dia seguinte com recomendação de evitar exercícios vigorosos ou levantar pesos acima de 10 kg nas primeiras 2 semanas da angioplastia. Nos casos em que a angioplastia não é de urgência, dependendo da localização do stent e do resultado da angioplastia, o paciente poderá retornar ao trabalho após 15 dias.

É importante esclarecer que a angioplastia com stent não impede o acumulo de placas de gordura no interior das artérias e por isso é indicada a prática regular de atividade física, o uso regular das medicações prescritas e uma dieta balanceada para evitar o "entupimento" de outras artérias.