Como curar a anemia megaloblástica

PUBLICIDADE

O tratamento para a anemia megaloblástica deve ser feito com a suplementação de vitamina B12, pois, neste tipo de anemia, os níveis da vitamina estão muito baixos e impedem a produção normal de glóbulos vermelhos.

Desta forma, ocorre redução da hemoglobina no sangue, dificultando o transporte de oxigênio para as células que provoca sintomas clássicos da anemia como cansaço excessivo, palidez ou alterações do trânsito intestinal, por exemplo.

No entanto, a forma como a suplementação de vitamina B12 é feita varia de acordo com o tipo de anemia megaloblástica que pode ser perniciosa, que é quando o organismo não consegue utilizar a vitamina B12 presente nos alimentos, ou porque se ingere poucos alimentos ricos em vitamina B12.

Tratamento para anemia megaloblástica perniciosa

A anemia megaloblástica perniciosa acontece porque o organismo não consegue absorver a vitamina B12 ingerida na alimentação.

Desta forma, o tratamento para curar a anemia megaloblástica consiste em tomar injeções de vitamina B12 diretamente na veia até equilibrar os níveis dessa vitamina no organismo e os níveis de hemoglobina no sangue estarem normalizados.

No entanto, para evitar que este tipo de anemia volte a se desenvolver pode ser recomendado tomar 6 a 8 injeções de vitamina B12 por ano ou tomar comprimidos de suplementos de vitamina B12 todos os dias durante 18 meses, sempre de acordo com a recomendação médica.

Tratamento para anemia megaloblástica por deficiência de vitamina B12

A anemia megaloblástica por deficiência de vitamina B12 é mais frequente em vegetarianos e acontece devido à baixa ingestão de alimentos ricos em vitamina B12 como bife de fígado, ostras ou salmão.

Assim, o tratamento deste tipo de anemia pode durar cerca de 1 mês e é feito com a ingestão de suplementos de vitamina B12, comprados na farmácias e ingeridos 1 vez por semana.

Porém, para garantir a cura definitiva da anemia é importante garantir a ingestão regular de alimentos ricos vitamina B12. No caso dos vegetarianos, uma boa dica é reforçar a alimentação com levedura de cerveja, pois é muita rica em vitamina B12 e não é de origem animal.

Veja outros alimentos com vitamina B12 que pode comer: Alimentos ricos em vitamina B12.

Sintomas da anemia megaloblástica

Os principais sintomas da anemia megaloblástica incluem:

  • Cansaço excessivo;
  • Dor muscular;
  • Perda de apetite com perda de peso;
  • Alterações do trânsito intestinal, com diarreia ou prisão de ventre;
  • Dor abdominal ou náuseas;
  • Formigamento nas mãos ou pés;
  • Palidez;

Quando surgem estes sintomas é recomendado consultar um clínico geral ou um hematologista para fazer exames de sangue e avaliar os níveis de hemoglobina no sangue, confirmando ou não o diagnóstico da anemia megaloblástica.

Saiba mais sobre os exames que podem ser feitos em caso de anemia em: Exames que confirmam a anemia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE