Anemia Falciforme

publicidade

A anemia falciforme é uma doença causada por uma alteração genética no formato das células do sangue, as hemácias, diminuindo a sua capacidade de transportar oxigênio para as células do corpo gerando sintomas como dor generalizada, fraqueza e apatia.

A severidade destes sintomas pode diminuir com a ingestão de remédios, mas este tipo de anemia tem cura apenas com o transplante de medula óssea.

Sintomas da anemia falciforme

Além dos sintomas comuns de qualquer outro tipo de anemia, como cansaço, palidez e sono, a anemia falciforme produz outros sintomas característicos, como:

  • Icterícia;
  • Feridas nas pernas;
  • Inchaço nas mãos e pés;
  • Rigidez e dor nas articulações;
  • Dor nos músculos e nos ossos.

Estes sintomas aparecem, geralmente, após os 4 meses de idade. Para saber mais veja: Sintomas de anemia falciforme.

Tratamento para anemia falciforme

O tratamento para anemia falciforme é feito com o consumo de medicamentos, dieta e em alguns casos pode ser necessário a transfusão sanguínea.

Os medicamentos utilizados são principalmente penicilina nas crianças desde os 2 meses até aos 5 anos de idade, para evitar o aparecimento de pneumonia. Além disso, podem também ser utilizados remédios analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar a dor durante uma crise e inclusive usar máscara de oxigênio para aumentar a quantidade de oxigênio no sangue e facilitar a respiração.

Veja também:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade