Androsten: para que serve e como tomar

Atualizado em abril 2024

Androsten é um remédio fitoterápico indicado para estimular a produção de esperma, aumentando a quantidade de sêmen, além de regular os níveis hormonais em pessoas com alterações das funções sexuais devido a uma baixa concentração do hormônio desidroepiandrosterona (DHEA) no organismo.

Esse remédio possui o extrato seco da planta medicinal Tribulus terrestris sendo encontrado na forma de comprimidos de 94 mg com o nome Androsten ou comprimidos de 280 mg com o nome Androsten Uno.

O Androsten pode ser comprado em farmácias ou drogarias, mediante apresentação de receita médica, e deve ser usado de acordo com a orientação do médico.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O Androsten é indicado para:

  • Estimular a produção de esperma, aumentando a quantidade de sêmen;
  • Alterações das funções sexuais em pessoas com baixos níveis de desidroepiandrosterona (DHEA).

O uso do Androsten deve ser feito com indicação médica e com acompanhamento médico regular para avaliar a eficácia do tratamento e o surgimento de efeitos colaterais.

Qual o efeito do Androsten?

O Androsten tem na sua composição extrato seco de Tribulus terrestris, padronizado em protodioscina, que atua elevando os níveis de dehidroepiandrosterona e simulando a ação da enzima 5-alfa-redutase, responsável pela conversão da testosterona na sua forma ativa, a dihidrotestosterona, importante no desenvolvimento muscular, espermatogênese e fertilidade, manutenção da ereção e aumento do desejo sexual.

Leia também: Tribulus terrestris: o que é, para que serve (e como tomar) tuasaude.com/tribulus

Além disso, a protodioscina também estimula as células germinativas e de Sertoli, contribuindo para o aumento da produção de espermatozoides em homens que apresentam alterações das funções sexuais devido a uma baixa concentração de dehidroepiandrosterona.

Como usar

O Androsten deve ser tomado por via oral, com um copo de água e a posologia varia de acordo com a quantidade de Tribulus terrestris no comprimido.

1. Androsten Uno 280 mg

O Androsten Uno tem 280 mg de extrato seco de Tribulus terrestris, sendo que a dose recomendada para adultos é de 1 comprimido, 1 vez por dia.

O comprimido deve ser tomado sempre no mesmo horário, todos os dias, ou seja 1 comprimido a cada 24 horas.

2. Androsten 94mg

A dose recomendada para adultos do Androsten 94 mg é de 1 comprimido, 3 vezes por dia, ou seja, de 8 em 8 horas, durante o período de tempo determinado pelo médico.

Leia também: Como aumentar a quantidade de sêmen naturalmente tuasaude.com/remedios-para-aumentar-os-espermatozoides

Possíveis efeitos colaterais

O Androsten geralmente é bem tolerado, no entanto, em alguns casos podem ocorrer efeitos colaterais como gastrite ou refluxo gastroesofágico.

Quem não deve usar

O Androsten não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação ou por pessoas que tenham alergia ao Tribulus terrestris ou qualquer outro componente dos comprimidos.

Além disso, homens com hiperplasia benigna de próstata, só devem utilizar o Androsten após avaliação médica.

Leia também: Existe remédio para aumentar a quantidade de sêmen? tuasaude.com/medico-responde/remedio-para-aumentar-a-quantidade-de-semen