Ancilostomíase

publicidade

Ancilostomíase, popularmente conhecida como amarelão, é uma doença causada pelo verme Ancylostoma duodenale, que provoca lesões na pele, como coceira, irritação e vermelhidão. Nos casos mais graves, a ancilostomíase pode causar hemorragia no fígado, tosse, febre, anemia, perda de apetite e fadiga.

Transmissão da Ancilostomíase

A transmissão é feita através da penetração do parasita através da pele, principalmente pelos pés, mãos, pernas, nádegas, ou então pela ingestão dos vermes em alimentos contaminados mal cozidos ou lavados. Indivíduos que moram em zonas rurais têm maior probabilidade de serem infectados devido ao constante contato com o solo ao andar descalço.

Diagnóstico da Anciolostomíase

O diagnóstico da ancilostomíase é feito através de exame de fezes, que detectam a presença dos vermes no organismo, ou de um exame de sangue.

Tratamento para Anciolostomíase

O tratamento para a ancilostomíase utiliza medicamentos, como Mebedazol (Pantelmin), que eliminam o parasita do organismo, durante 3 dias consecutivos. Para evitar a contaminação com este verme é importante usar calçados, evitando o contato direto com o solo e ter bons hábitos de higiene pessoal e alimentar.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 18/10/2014 Última atualização da página: 16/05/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.