Estanozolol: o que é, para que serve e efeitos colaterais

Atualizado em dezembro 2023

O estanozolol é um anabolizante sintético derivado da testosterona indicado para o tratamento de casos onde existe enfraquecimento geral do corpo, raquitismo, anorexia e no tratamento de doenças crônicas e debilitantes, deficiências andrógenas ou atraso no crescimento em crianças, por exemplo, pois age reconstruindo os tecidos, aumentando o apetite e estimulando o ganho de massa corporal.

Esse remédio, também conhecido como stanozolol, por se tratar de um esteroide sintético, muitas vezes é usado como anabolizante para melhorar a performance e favorecer o ganho muscular em atletas. No entanto, esse uso é contra-indicado pois pode causar complicações para a saúde, principalmente no que diz respeito ao funcionamento do fígado.

O estanozolol é normalmente encontrado nas farmácias ou drogarias com o nome Winstrol, sendo vendido somente com apresentação da receita médica, sendo de extrema importância que a pessoa siga as orientações de dosagem desse medicamento indicadas pelo médico, pois assim é possível garantir a segurança do seu uso.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O estanozolol é um anabolizante derivado da testosterona indicado para:

  • Enfraquecimento geral do corpo;
  • Raquitismo;
  • Anorexia;
  • Estados de convalescença;
  • Doenças crônicas e debilitantes;
  • Osteoporose;
  • Queimaduras extensas;
  • Feridas de decúbito;
  • Fraturas de recuperação lenta;
  • Atraso de crescimento em crianças;
  • Deficiências andrógenas;
  • Síndromes asmáticas;
  • Síndromes nefróticas;
  • Artrite reumatoide.

Esse remédio age estimulando a síntese proteica, o apetite e o peso corporal, acelerando a recuperação e deve ser usado somente com orientação médica.

Como tomar

O comprimido de estanozolol deve ser tomado por via oral, com um copo de água, antes ou após uma refeição, sendo que a dose normalmente recomendada para adultos é de 1 comprimido de 2 mg, de 2 a 3 vezes por dia, o que depende da condição a ser tratada e da orientação médica.

Para crianças, a dose do estanozolol deve ser orientada pelo pediatra, de forma individualizada, de acordo com a idade e as condições gerais de saúde da criança.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem surgir durante o tratamento com o estanozolol podem incluir náusea, vômito, acne, dor de cabeça, insônia ou excitação. 

Além disso, o estanozolol pode causar problemas graves no fígado, devendo-se comunicar ao médico imediatamente se surgirem sintomas como dor abdominal, fezes claras, urina escura, pele ou olhos amarelados, cansaço excessivo ou náuseas e vômitos.

O estanozolol também pode causar reações alérgicas graves que necessitam de atendimento médico imediato. Por isso, deve-se interromper o tratamento e procurar o pronto socorro mais próximo ao apresentar sintomas como dificuldade para respirar ou respiração ofegante, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, ou coceira intensa. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica grave.

Deve-se procurar o pronto socorro o mais rápido possível se também surgirem sintomas como inchaço nos braços, pernas ou tornozelos, ereção persistente e dolorosa do pênis ou sensibilidade nas mamas em homens, perda de cabelo, espessamento ou aprofundamento da voz, aumento do clitóris ou irregularidades menstruais em mulheres.

Quem não deve usar

O estanozolol não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação, homens com câncer de próstata, ou por pessoas com problemas no fígado, câncer de mama, níveis elevados de cálcio no sangue, ou que tenham alergia a qualquer um dos componentes da fórmula. 

Além disso, esse remédio deve ser usado com precaução em pessoas que utilizam remédios corticoides, pois pode aumentar o risco de inchaço no corpo.

O uso do estanozolol também deve ser feito com precaução em pessoas que utilizam remédios anticoagulantes, pois pode interferir no tratamento, podendo ser necessário ajustes de dose.

Vídeos relacionados