Alterações posturais

publicidade

O que são:

As alterações posturais são desvios que podem afetar qualquer estrutura óssea do corpo, mas frequentemente atinge a coluna. As principais alterações posturais são: Escoliose, Hipercifose e Hiperlordose da coluna vertebral.

Essas alterações ocorrem por falta de fortalecimento dos músculos das costas, devido a uma mal formação genética, traumatismo ou simplesmente má postura no dia a dia. As alterações posturais podem causar problemas mais graves como alteração da localização dos órgãos, dor e falta de amplitude de movimento das articulações.

Para avaliar uma alteração postural o ortopedista ou o fisioterapeuta realizarão uma série de testes com o indivíduo em pé, sentado, e ao caminhar. Após a realização do teste e da observação da estrutura óssea do indivíduo será indicado o melhor tratamento.

Tratamento das alterações posturais

Uma das formas de tratar as alterações posturais é através da Reeducação Postural Global (RPG), uma especialidade da fisioterapia que utiliza aparelhos e exercícios específicos para melhorar a postura e outros sintomas relacionados à má postura. Nos casos mais graves pode-se indicar o uso de um colete ortopédico ou realizar uma cirurgia na coluna.

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 24/04/2014 Última data de atualização da página: 24/03/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.