Como aliviar o incômodo das principais alterações posturais

PUBLICIDADE

Para se livrar dos incômodos causados pelas alterações posturais como a corcunda, cabeça muito para frente e um quadril mais alto que o outro, o que se pode fazer é colocar uma bolsa de água morna na região dolorida, deixando agir por cerca de 20 minutos.

Esse tratamento caseiro pode ser feito diariamente para alívio e controle da dor, mas é importante ir num ortopedista para tratar a causa da dor nas costas.

Tratamento das alterações posturais

O tratamento das alterações posturais pode ser orientado pelo ortopedista em conjunto com o fisioterapeuta porque em alguns casos pode ser necessário o uso de um colete ortopédico ou realizar uma cirurgia na coluna.

Em todo caso a fisioterapia é indicada porque auxilia na diminuição da dor e da sensação de peso e de cansaço muscular, sendo muito útil para realinhar as estruturas ósseas, reduzindo ao mínimo, ou até mesmo eliminando, alterações posturais como hipercifose ou hiperlordose, por exemplo.

Uma das formas de tratar as alterações posturais com a fisioterapia pode ser feita através da Reeducação Postural Global (RPG), onde são utilizados aparelhos e exercícios específicos para melhorar a postura e outros sintomas relacionados à má postura.

Como se formam as alterações posturais

As alterações posturais se formam ao longo da vida, sendo influenciada pela idade devido ao desgaste das articulações da coluna, e tipo de atividade que a pessoa exerce, sendo que as principais alterações posturais são: Escoliose, Hipercifose e Hiperlordose da coluna vertebral.

Essas alterações ocorrem, especialmente, por falta de fortalecimento dos músculos das costas devido a uma malformação genética, traumatismo ou simplesmente má postura no dia a dia. As alterações posturais podem causar problemas mais graves, como alteração da localização dos órgãos, dor e falta de amplitude de movimento das articulações.

Para avaliar uma alteração postural o ortopedista ou o fisioterapeuta realizará uma série de testes com o indivíduo em pé, sentado e ao caminhar. Após a realização do teste e da observação da estrutura óssea do indivíduo será indicado o melhor tratamento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE