Informações para uma vida saudável
Busca

Hiperêmese na gravidez

As náuseas e vômitos que surgem por vezes nas  5 primeiras semanas de gestação podem comprometer o estado nutricional da grávida quando muito intenso, podendo provocar perda de 4 a 10% do peso com consequencias para o bebê.

A hiperêmese pode ter fatores pré disponentes como gemelaridade, gravidez na adolecencia ou  não programada.

O vômito intenso e incontrolável provoca perdas de quantidades significativas de sais minerais, um estado geral de sub-alimentação e desidratação. 

Evitar alimentos irritantes gástricos e gorduras auxiliam ao relaxamento da mucosa do trato gastrintestinal, é conveniênte também evitar os estímulos que tendem a piorar as náuseas e favorecem o vômito como odores intensos, fumo do cigarro ou café, etc.

O tratamento clínico envolve hidratação, reposição de eletrólitos e complexos vitamínicos.

Veja mais sobre este assunto

Em Gravidez (fevereiro 2008)