Allegra: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Atualizado em abril 2023

O Allegra é um medicamento que contém o cloridrato de fexofenadina, um anti-histamínico, sendo indicado para o tratamento da urticária e rinite alérgica, aliviando sintomas como nariz entupido ou escorrendo, espirros e coceira.

Esse remédio deve ser usado com indicação médica e pode ser encontrado em farmácias na forma de comprimidos com o nome allegra ou, quando genérico, “cloridrato de fexofenadina''. Já as fórmulas infantis têm a palavra “pediátrico” na embalagem, sendo encontradas na forma de xarope.

Além do cloridrato de fexofenadina, o allegra algumas vezes também pode ter o cloridrato de pseudoefedrina na sua composição, que tem ação descongestionante, sendo vendido com o nome allegra D, e deve ser usado apenas com orientação médica.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O allegra é indicado no tratamento de:

  • Sintomas de rinite alérgica, como espirros, nariz entupido, coceira, conjuntivite alérgica e secreção nasal;
  • Urticária, especialmente a urticária crônica idiopática;
  • Obstrução nasal causada por resfriado em pessoas com rinite alérgica, no caso do allegra D.

Este medicamento deve ser usado apenas com a orientação do médico, que pode indicar a dose e duração do tratamento adequadas. Normalmente, o tratamento com anti-alérgicos como o allegra é indicado por apenas alguns dias, até os sintomas melhorarem.

Como usar

O Allegra deve ser tomado por via oral, e as doses variam de acordo com a apresentação:

1. Allegra 60, 120 e 180 mg comprimidos

As doses recomendadas do allegra comprimido de 60, 120 e 180 mg para adultos ou crianças com mais de 12 anos dependem da condição a ser tratada e incluem:

  • Rinite alérgica: 1 comprimido de 60 mg, 2 vezes ao dia, ou 1 comprimido de 120 mg ou de 180 mg, 1 vez ao dia, de acordo com a orientação médica;
  • Urticária: 1 comprimido de 60 mg, de 12 em 12 horas, ou 1 comprimido de 180 mg, 1 vez ao dia.

Os comprimidos de allegra devem ser tomados por via oral e não devem ser abertos, partidos ou mastigados.

Além disso, as doses e o tempo de tratamento com allegra devem ser orientados pelo médico de acordo com a doença e a gravidade dos sintomas.

2. Allegra xarope pediátrico

O allegra xarope pediátrico contém 6 mg de de cloridrato de fexofenadina para cada 1 mL do xarope, e deve ser tomado por via oral utilizando a seringa dosadora fornecida na embalagem.

As doses recomendadas do allegra xarope pediátrico 6 mg/mL, dependem da idade, peso e da condição a ser tratada e incluem:

  • Rinite alérgica (crianças de 2 a 11 anos ou pesando mais de 10,5 kg): dose de 30 mg (equivalente a 5 mL), 2 vezes por dia, conforme orientação do pediatra;
  • Urticária (crianças de 2 a 11 anos ou pesando mais de 10,5 kg): dose de 30 mg (equivalente a 5 mL), de 12 em 12 horas, de acordo com a orientação do pediatra;
  • Urticária (crianças de 6 meses a 2 anos ou que pesem 10,5 kg ou menos): a dose recomendada é de 15 mg (2,5 mL), 2 vezes por dia, de acordo com a orientação do pediatra.

O allegra xarope pediátrico não deve ser usado por crianças com menos de 2 anos de idade para o tratamento da rinite alérgica sazonal ou por crianças com menos de 6 meses para o tratamento da urticária idiopática crônica.

O uso do xarope pediátrico de allegra deve sempre ser feito com a orientação do pediatra.

3. Allegra D comprimidos

O comprimido de allegra D possui 60 mg de cloridrato de fexofenadina e 120 mg de cloridrato de pseudoefedrina, e deve ser tomado por via oral com um copo de água.

A dose recomendada de allegra D comprimidos para adultos e crianças com mais de 12 anos de idade é de 1 comprimido, 2 vezes por dia, de acordo com a orientação médica.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem surgir durante o tratamento com allegra são:

  • Dor de cabeça;
  • Sonolência;
  • Tontura;
  • Náusea;
  • Cansaço;
  • Boca seca.

Embora seja raro, o allegra também pode causar reações alérgicas graves, como urticária e anafilaxia. Por isso, deve-se interromper o tratamento e procurar o pronto socorro em caso de sintomas como dificuldade para respirar, inchaço na boca, língua ou rosto. Conheça mais sintomas de anafilaxia.

Allegra dá sono?

Allegra pode dar sono em algumas pessoas, sendo um efeito colateral considerado comum durante o tratamento, especialmente quando são usadas doses mais altas deste antialérgico.

Quem não deve usar

O allegra ou o allegra D normalmente não são indicados para mulheres grávidas ou em amamentação, e não devem ser usados por pessoas que tenham alergia ao cloridrato de fexofenadina, cloridrato de pseudoefedrina ou a qualquer componente da fórmula.

Os comprimidos de allegra ou allegra D também não devem ser usados por crianças com menos de 12 anos. Já o allegra xarope pediátrico não deve ser usado por crianças com menos de 6 meses, para o tratamento da urticária idiopática crônica, ou por crianças com menos de 2 anos, no caso da rinite alérgica sazonal.

Além disso, o allegra D, por conter pseudoefedrina, não é indicado para pessoas com pressão alta, doenças do coração, glaucoma ou retenção urinária, por exemplo, e em caso de tratamento com remédios inibidores da monoamina oxidase (IMAO), como isocarboxazida, fenelzina, moclobemida, iproniazida ou tranilcipromina.