8 alimentos que previnem o câncer

Atualizado em março 2023

Existem diversos alimentos que podem prevenir o câncer, como o tomate, brócolis, castanha do Pará, beterraba, morangos, mirtilo e kefir, já que são ricos em nutrientes, como o ômega-3, selênio, probióticos e compostos como licopeno, antocianinas e glucosinolatos, garantindo as propriedades antioxidantes, imunitárias e anti-inflamatórias.

Devido a essas propriedades, esses alimentos protegem as células saudáveis do dano causado pelos radicais livres ao atrasar ou inibir sua oxidação, evitando também mutações no DNA das células que favorecem a formação de tumores, além de estimular o sistema imunológico.

No entanto, para que esses alimentos ajudem a prevenir o câncer, devem fazer parte de uma alimentação saudável e variada, além de diminuir o estresse diário e praticar atividade física regularmente.

Imagem ilustrativa número 8

Alimentos que previnem o câncer

Alguns alimentos que podem ajudar a prevenir o câncer são:

1. Brócolis

O brócolis é rico em sulforafanos e glucosinolatos, substâncias que funcionam como antioxidantes, protegendo as células de alterações no DNA na hora da sua multiplicação. Este alimento também ajuda a controlar a apoptose, que é a morte programa das células, quando estas apresentam algum defeito ou alteração no seu funcionamento.

Além do brócolis, outros vegetais também são ricos nessas substâncias, como couve-flor, repolho, couve de Bruxelas, rúcula e nabo, sendo recomendado que sejam consumidos 5 ou mais porções desses vegetais por semana.

Alguns estudos científicos sugerem que o consumo desse alimento pode diminuir o risco de diversos tipos de câncer, principalmente o de câncer de estômago, pulmão, cólon e mama.

2. Molho de tomate

O tomate é rico em licopeno, um dos mais poderosos antioxidantes para o organismo e que mais tem efeito comprovado na prevenção do câncer, principalmente no câncer de próstata.

O licopeno é encontrado em maiores quantidades no molho de tomate, apresentando 55,45 mg de licopeno por cada 100 gramas, diferentemente do tomate cru, que possui 9,27 mg, e do suco de tomate, que possui 10,77 mg de licopeno, além de que a absorção do licopeno é maior quando o tomate é cozinhado.

O licopeno é um carotenoide que garante a cor vermelha aos alimentos como tomate, goiaba, melancia, caqui, mamão, abóbora e pimentão vermelho. Confira outros benefícios do tomate.

3. Beterraba e vegetais roxos

Os vegetais roxos, vermelhos, rosas ou azuis são ricos em antocianinas, substâncias que também atuam como antioxidantes e que protegem o DNA das células contra alterações, além de exercer ação anti-inflamatória e efeitos prebióticos no organismo.

Essas substâncias estão presentes em alimentos como repolho roxo, cebola roxa, berinjela, rabanete, beterraba, além de frutas como açaí, framboesa, amora, mirtilo, morango, cereja, uva e ameixa.

4. Castanha-do-pará

A castanha-do-pará é rico em selênio, nutriente que atua no organismo como anti-inflamatório e como estimulante do sistema imunológico, participando de diversos processos que melhoram o funcionamento das células e da produção de energia no corpo. Além disso, este mineral possui efeito antioxidante no organismo, prevenindo a formação de radicais livre.

Além do câncer de mama, o selênio ajuda a prevenir câncer de fígado, próstata e bexiga, e está presente também em alimentos como carnes, aves, brócolis, cebola, alho, pepino, repolho e frutos do mar.

5. Chá verde

O chá verde é rico em compostos fenólicos, principalmente flavonoides e catequinas, que atuam como antioxidantes e anti-inflamatórios, estimulando a apoptose celular, que é a morte programada das células que apresentam alguma alteração em seu funcionamento.

Além disso, as catequinas também parecem reduzir a proliferação de vasos sanguíneos, reduzindo o crescimento do tumor, prevenindo vários tipos de câncer, principalmente de próstata, gastrointestinal, de mama, de pulmão, de ovário e de bexiga.

As catequinas também estão presentes no chá verde e no chá branco, que são derivados da mesma planta do chá verde, a Camellia sinensis. Veja outras propriedades do chá verde e como prepará-lo.

6. Soja

A soja e seus derivados, como o tofu e a bebida de soja, são ricos em substâncias chamadas fitoestrógenos, que se assemelham ao estrógeno, hormônio naturalmente produzido pela mulher a partir da adolescência.

Assim, os fitoestrógenos competem com o hormônio do organismo, fazendo com que haja um equilíbrio hormonal melhor, evitando o desenvolvimento de células cancerosas. Uma dica importante para obter esses benefícios é preferir o consumo da soja orgânica, que é produzida sem agrotóxicos e aditivos alimentares.

No entanto, é importante mencionar que as pessoas que possuem alto risco de câncer de mama ou de desenvolvimento de tumores dependentes de estrógeno devem evitar os alimentos ricos em fitoestrógenos, já que alguns estudos sugerem que o consumo desse tipo de alimento pode estimular o desenvolvimento desse tipo de tumor em pessoas que possuem risco.

7. Peixes de água salgada

Os peixes de água salgado, como atum, sardinha e salmão, são ricos em ômega-3, gordura saudável que atua como anti-inflamatório no organismo. Além disso, os peixes também contêm vitamina D, que está ligado à ma melhor regulação de hormônios e prevenção de câncer de mama, de cólon e de reto. Saiba mais sobre a importância da vitamina D.

8. Kefir

O kefir é um leite fermentado rico em bactérias e leveduras probióticas que promovem a saúde intestinal, aumentam a imunidade e ajudam a evitar a propagação de células cancerígenas, retardando o crescimento de tumores e prevenindo diferentes tipos de câncer, como de estômago e mama.

Os probióticos também são encontrados em iogurte natural, kombucha, leite fermentado, produtos fermentados a base de soja, além de suplementos.