Alimentos que causam Intolerância Alimentar

PUBLICIDADE

​​Alguns alimentos, como camarão, leite e ovos, podem causar intolerância alimentar em algumas pessoas, por isso, se apresentar sintomas como barriga inchada, gases e má digestão logo depois de comer algum destes alimentos, observe se isso acontece todas as vezes que o ingere e marque uma consulta com um alergologista.

Para saber se você não digere bem alguns destes alimentos pode-se fazer um teste de exclusão alimentar, deixando de comer o alimento que suspeita durante 7 dias e depois comer novamente o determinado alimento para observar se os sintomas reaparecem. Se eles reaparecem é provável que tenha intolerância ou alergia e seja necessário deixar de consumi-lo.

Normalmente a intolerância e a alergia alimentar é diagnosticada na infância, mas os adultos também podem desenvolver esta dificuldade de digestão com o passar do tempo. Em todo caso, a solução é excluir o alimento da dieta e tomar um anti-histamínico, se surgirem sintomas como boca inchada, por exemplo.

Lista de alimentos que podem causar intolerância alimentar

Elaboramos uma lista com os alimentos e aditivos alimentares que mais comummente causam intolerância alimentar. São eles:

Alimentos que causam Intolerância Alimentar
Alimentos que causam Intolerância Alimentar

  • Origem vegetal: Tomate, espinafre, banana, nozes, couve, morango, ruibarbo
  • Origem animal: Leite e derivados, ovo, bacalhau, marisco, arenque, camarão, carne bovina
  • Industrializados: Chocolate, vinho tinto, pimenta.

Existem ainda aditivos alimentares, como conservantes, aromatizantes, antioxidantes e corantes, que estão presente em inúmeros alimentos industrializados, como biscoito, bolacha, comida congelada e linguiça, que podem causar intolerância alimentar. Os mais comuns são:

Conservantes alimentaresE 210, E 219, E 200, E 203.
Aromatizantes alimentaresE 620, E 624, E 626, E 629, E 630, E 633.
Corantes alimentaresE 102, E 107, E 110, E 122, E 123, E 124, E 128, E 151.
Antioxidantes alimentares

E 311, E 320, E 321.

Estas letras e números podem ser vistas nos rótulos e nas embalagens dos industrializados e se desconfia que tem alergia a alguns destes aditivos, o mais adequado é evitar todos os alimentos industrializados e investir nos alimentos naturais, fazendo uma alimentação balanceada e diversificada.

Ao excluir determinado alimento da dieta é importante aumentar o consumo de outro que tenha as mesmas vitaminas e minerais para garantir as necessidades nutricionais de seu organismo. Por exemplo: Quem é intolerante ao leite deve aumentar o consumo de outros alimentos ricos em cálcio como o brócolis, e quem é intolerante à carne bovina deve comer carne de frango para evitar a anemia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE