Alimentos que aumentam a imunidade

publicidade

Os alimentos que aumentam a imunidade são, principalmente, frutas, legumes, sementes e peixe porque são ricos em nutrientes que ajudam na formação das células do sistema imunológico, protegem as células do organismo melhorando as defesas do corpo e ajudam a combater vírus e inflamações.

Alguns exemplos de alimentos que aumentam a imunidade podem ser:

  • Morango - pois é rico em em vitamina C, que aumenta a produção das células de defesa do corpo, aumentando assim a resistência a infecções;
  • Tomate - tem vitamina A, que é importante na manutenção da integridade das células do sistema imunológico;
  • Sementes de girassol - como têm grande quantidade de vitamina E, que é antioxidante, ajuda a proteger as células do corpo contra substâncias tóxicas, radiação e os radicais livres.
  • Salmão - rico em omega 3, que ajuda na regulação de algumas células imunológicas e é anti-inflamatório.
  • Ostras - são ricas em zinco, que atua na reparação dos tecidos e na cicatrização de ferimentos.
  • Iogurte natural - tem probióticos importantes para a produção das células do sistema imune.

Esses são alguns dos alimentos que aumentam a imunidade protegendo o organismo contra o desenvolvimento de doenças, como micoses ou gripe. Além disso, também aumentam a imunidade durante a quimioterapia, diminuindo os efeitos colaterais do tratamento.

Para aumentar a imunidade é importante fazer uma alimentação rica nesses alimentos que aumentam a imunidade, comendo pelo menos 3 frutas por dia, legumes nas refeições principais, como almoço e jantar, usar sementes de girassol nas saladas, sucos ou vitaminas e fazer pelo menos uma das refeições principais com peixe.

Alimentos que aumentam a imunidade contra herpes

Os alimentos que aumentam a imunidade contra herpes são frutas e legumes, como mamão, beterraba, manga, damasco, maçã, pera, figo, abacate e tomate porque ajudam na produção das células do sistema imune e a proteger as células do organismo contra tóxicos, vírus e bactérias. Outros alimentos que aumentam a imunidade contra herpes são:

  • Sardinha, salmão, atum e linhaça - ricos em ômega 3, importante na regulação das células do sistema imune;
  • Iogurte e leite fermentado - pois tem probióticos que aumentam a atividade e a produção de células de defesa do organismo.

Além dos alimentos que aumentam a imunidade contra a herpes, também é importante consumir os alimentos como peixes, leite, carnes, queijos, soja ou ovos porque têm o aminoácido lisina, que diminui a replicação do vírus. Porém, tem que evitar-se alimentos como castanhas, nozes, avelã, gergelim, amêndoas, amendoim, milho, coco, uva, aveia, trigo ou suco de laranja porque são ricos no aminoácido arginina, que aumenta a replicação do vírus.

Alimentos que aumentam a imunidade do bebê

Os alimentos que aumentam a imunidade do bebê podem ser:

  • frutas, como laranja, maçã, pera ou banana;
  • vegetais, como cenoura ou abobrinha;
  • iogurte natural.

Esses alimentos, além de ajudar a fortalecer o sistema imunológico do bebê, também são facilmente digeridos pelo organismo do bebê e não são alergênios.

Receita para aumentar a imunidade

Esta receita de suco é rica em vitamina C e betacaroteno, que são nutrientes importantes para aumentar as defesas do organismo.

Ingredientes:

  • 4 laranja médias
  • 2 cenouras pequenas
  • 3 copos duplos de água

Modo de preparo:

Lavar bem as laranjas e as cenouras. Raspar a cenoura e cortar em rodelas. Colocar os ingredientes em uma centrífuga. Não é necessário peneirar. Para adoçar, pode-se usar um pouco de açúcar mascavo à gosto.

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 30/09/2014 Última atualização da página: 15/07/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.