Alimentos para aumentar a fertilidade

publicidade

Os alimentos para aumentar a fertilidade são aqueles que ajudam a produzir os hormônios sexuais, assim como a formar os óvulos e os espermatozoides. Os alimentos que aumentam a fertilidademasculina e feminina são:

  • ostras, borrego, frutas secas, gemas de ovo, centeio e aveia porque são alimentos ricos em zinco, que é um mineral essencial na saúde reprodutiva do homem e da mulher;
  • couve-flor, agriões, banana e brócolis, pois são alimentos ricos em vitamina B6 e esta vitamina trabalha em equipe com o mineral zinco, produzindo os níveis adequados de hormônios sexuais;
  • peixes gordos e sementes que têm ácidos graxos ômega 3 e 6, que são necessários para um funcionamento saudáveis dos hormônios;
  • sementes de girassol, que são especialmente ricas em vitamina E, que é importante para aumentar a fertilidade, tanto de homens como de mulheres.

Estes são alimentos bons para aumentar a fertilidade, mas existem outros alimentos que devem ser evitados, como as bebidas alcoólicas, que podem reduzir a fertilidade para metade, café e bebidas com cafeína, pois uma xícara de café por dia pode reduzir para metade as hipóteses de engravidar e alimentos com farinha e açúcar refinado, como bolos e biscoitos, pois utilizam grandes quantidades de vitaminas e minerais para serem processados pelo organismo, diminuindo a utilização desses nutrientes para a produção de hormônios.

Alimentos para aumentar a fertilidade feminina

Os alimentos para aumentar a fertilidade feminina, além dos descritos anteriormente, são os alimentos antioxidantes que melhoram a fertilidade e são necessários para o crescimento e desenvolvimento dos óvulos.

Os alimentos antioxidantes são ricos em:

  • Vitamina A ou betacaroteno, como cenouras, batata-doce, alperces secos, abóbora e agriões;
  • Vitamina C, como vegetais verdes, pimentos, kiwis, tomates e frutas cítricas;
  • ​Vitamina E, como frutas secas, sementes, peixes gordos, abacates, feijões e batata-doce;
  • Selénio, como castanha-do-pará, sementes de sésamo, atum, couves e cereais integrais;
  • Zinco, como carne, peixe, ostras, sementes, frutos secos, ovos e vegetais verdes folhosos;
  • Fitonutrientes presentes nas frutas e vegetais de todas as cores, como beterraba vermelha, mirtilos azuis, alperces cor-de-laranja, pimentos amarelos, toranjas rosadas e vegetais verdes folhosos.

Numa alimentação para aumentar a fertilidade feminina, deve-se reforçar a alimentação com alimentos antioxidantes ingerindo mais de cinco porções de vegetais e frutas de cores diferentes por dia e ainda uma mão cheia de frutas secas e sementes.

Alimentos para aumentar a fertilidade do homem

Os alimentos para aumentar a fertilidade do homem, além dos que estão na primeira lista, são: pão integral ou de centeio, batatas, pimentos verdes, ovos e frango porque estes alimentos são ricos em cromo, que é um mineral importante para fabricar células novas, como os espermatozoides.

Outros alimentos que aumentam a fertilidade masculina são os alimentos ricos em vitamina C, como as frutas cítricas, pois esta vitamina protege os espermatozoides e ajuda a aumentar o seu número.

Na mulher é importante ter cuidados alimentares no mês anterior à concepção quando o óvulo está amadurecendo, enquanto que para o homem é necessário cuidados alimentares quatro meses antes, pois é preciso esse tempo para fabricar espermatozoides novos.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade