Alimentos com Risco de Toxoplasmose

PUBLICIDADE

Os alimentos que podem aumentar o risco de toxoplasmose são os que têm maior probabilidade de estar contaminados pelo parasita Toxoplasma gondii, como a carne mal passada, por exemplo.

Além disso, para evitar a contaminação também é importante ter alguns cuidados no manuseamento de carne crua, evitando levar as mãos aos olhos ou à boca quando se prepara a carne, lavar sempre as mãos cuidadosamente após o manuseamento de carne e também lavar sempre as superfícies e os utensílios de cozinha que estivaram em contacto com carne crua, usando luvas.

Lista de alimentos com risco de transmitir a toxoplasmose

Os principais alimentos que podem transmitir toxoplasmose e que, portanto, não devem ser consumidos durante a gravidez quando a grávida não é imune à toxoplasmose são:

  • Carne crua, mal passada, como carpaccio ou com molho tártaro,
  • Carnes defumadas não cozidas, como bacon, presunto, mortadela,
  • Bife de fígado, nem patê de fígado,
  • Frutas, legumes e verduras que não tenham sido lavadas;
  • Água não filtrada ou não fervida.

Para evitar o risco, ao comer fora, deve também evitar-se qualquer tipo de salada ou outros alimentos crus, pois, podem estar contaminados.

A toxoplasmose é uma doença que pode ser transmitida da mãe para o bebê, por meio da placenta, causando alterações graves, podendo até levar ao aborto.

Veja também: Alimentos proibidos para grávidas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE