Alimentos cancerígenos

publicidade

Os alimentos cancerígenos são ricos em gordura, sal ou açúcar como carne vermelha, embutidos ou biscoitos pois estes alimentos tornam o sangue mais ácido, inflamam as células e desequilibram a insulina e o colesterol fornecendo o tipo de ambiente que uma célula cancerosa necessita para crescer, se multiplicar e se espalhar no organismo.

Uma dieta alimentar com poucos legumes, frutas e cereais integrais é pobre em fibra o que provoca um ritmo intestinal mais lento e favorece uma exposição mais demorada aos agentes cancerígenos encontrados no intestino.

Lista de alimentos cancerígenos

Os alimentos que têm componentes que estão associados com o desenvolvimento de câncer são:

  • picles, embutidos como salsichas e alguns tipos de enlatados porque têm nitritos e nitratos para ajudar a conservar os alimentos que se transformam em nitrosaminas no estômago que têm uma grande ação carcinogênica no organismo;
  • alimentos salgados como salgadinhos de pacote, pois mais de 5 g de sal por dia pode lesar as células do estômago provocando alterações celulares que levam ao aparecimento de tumores;
  • produtos diet ou light que contenham o adoçante ciclamato de sódio porque esta substância aumenta o risco de aparecimento de câncer no trato urinário.

Os alimentos defumados e churrascos são impregnados pelo alcatrão proveniente da fumaça do carvão, o mesmo encontrado na fumaça do cigarro e que tem ação carcinogênica conhecida. 

Os métodos culinários como a fritura também podem aumentar o risco de câncer pois quando o óleo atinge altas temperaturas como 300 ou 400 ºC se formam as aminas heterocíclicas, substâncias que estimulam a formação de tumores. 

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 18/10/2014 Última atualização da página: 25/02/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.