Alimentação para cálculo renal

publicidade

A alimentação para cálculo renal evita a formação do cálculo renal e diminuir as chances do desenvolvimento de um novo cálculo por isso é importante:

  • Não exagerar no consumo de alimentos como, espinafre, beterraba, cacau, ruibarbo, alguns refrigerantes, chás (como o chá preto, mate ou verde), amendoim, café, bebidas achocolatadas e chocolate, nozes, mariscos e frutos do mar. Comer alguns destes alimentos 1 vez por semana não faz mal, mas, comê-los todos os dias, pode levar à formação de pedra nos rins, porque são ricos em oxalatos;
  • Não comer mais de 100 gramas de carne por dia (adultos), pois o excesso de proteínas contribui para a formação de ácido úrico, favorecendo a instalação do cálculo renal.
  • Não exagerar no consumo de alimentos ricos em vitamina C. 60 mg ao dia é ideal, pois quantidades superiores a esta aumentam a produção de oxalato no organismo.
  • Lembrar-se de beber 2 litros de água, chá ou suco de frutas por dia. Assim, a urina fica mais pura e a concentração de cristais de cálcio nos rins diminui, reduzindo a incidência do cálculo renal.
  • É também importante eliminar o sal da dieta.

Uma das possíveis causas da formação do cálculo renal, popularmente chamado de pedra nos rins, é a alimentação. Contudo, alguns indivíduos possuem maiores chances de desenvolver um cálculo renal, por razões genéticas. Por isso, seguir estas dicas de alimentação para quem tem cálculo renal poderá diminuir o risco de desenvolvimento do cálculo, mas não anula suas hipóteses.

Links úteis:

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 17/04/2014 Última data de atualização da página: 02/12/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.