Alimentação do Idoso

publicidade

Variar a alimentação conforme a idade é fundamental para manter o corpo forte e saudável, por isso a alimentação do idoso deve ter:

  • Vegetais, frutas e cereais integrais: são uma boa forte de fibra, útil para a prisão de ventre, doenças cardiovasculares e diabetes.
  • Leite e seus derivados: têm cálcio e vitamina D, que fortalecem ossos e articulações, bem como proteínas, potássio e vitamina B12.
  • Carnes: preferencialmente magra, são boas fontes de proteínas e de ferro, assim como os ovos.
  • Pão: enriquecidos com fibras, cereais, evitando-se o pão branco, podendo acompanhar as refeições assim como o arroz e o feijão.
  • Leguminosas: como feijão e lentilhas, possuem um alto teor de fibras sem colesterol e são ricos em proteínas.
  • Água: de 6 a 8 copos por dia, seja em forma de sopa, suco ou chás. Deve-se beber mesmo sem sentir sede.

Outras dicas valiosas são: não comer sozinho, comer de 3 em 3 horas e adicionar temperos diferentes à comida para variar o paladar. Ao longo da vida acontecem muitas mudanças no organismo e elas devem ser acompanhadas de hábitos alimentares corretos para evitar doenças.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 18/10/2014 Última atualização da página: 18/07/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.