Alergia ao leite - o que é e como alimentar o bebê

PUBLICIDADE

A alergia ao leite de vaca acontece quando o sistema imunológico do bebê rejeita as proteínas do leite, provocando sintomas graves como vermelhidão na pele, vômitos fortes, fezes com sangue e dificuldade para respirar.

Nestes casos, o bebê deve ser alimentado com fórmulas lácteas especiais indicadas pelo pediatra e que não contêm a proteína do leite, além de evitar o consumo de qualquer alimento que contenha leite na sua composição.

PUBLICIDADE

Como fica a alimentação sem leite de vaca

Para bebês com alergia ao leite e que ainda mamam, a mãe também precisa parar de consumir leite e produtos que contenham leite na receita, pois a proteína causadora da alergia passa para o leite materno, provocando os sintomas no bebê.

Além do cuidado com a amamentação, bebês de até 1 ano também devem consumir fórmulas lácteas infantis que não contenham a proteína do leite de vaca, como Nan Soy, Pregomin, Aptamil e Alfaré. Após 1 ano de idade, o acompanhamento com o pediatra deve continuar e a criança pode passar a consumir leite de soja fortificado ou outro tipo de leite indicado pelo médico.

Também é importante lembrar que em todas as idades deve-se evitar o consumo de leite e de qualquer produto que contenha leite em sua composição, como queijos, iogurtes, bolos, doces, pizzas e molho branco.

O que comer na alergia ao leiteO que comer na alergia ao leite

Como diferenciar as cólicas normais da alergia ao leite

Para diferenciar as cólicas normais da alergia ao leite deve-se observar os sintomas, pois as cólicas não aparecem após todas as mamadas e causam dor e desconforto mais leves que a alergia.

Já na alergia, os sintomas são mais graves e além dos problemas intestinais, também incluem irritabilidade, alterações na pele, vômitos, dificuldade para respirar, inchaço nos lábios e nos olhos, e irritabilidade.

Alimentos e ingredientes que devem ser retirados da dieta

A tabela a seguir traz os alimentos e ingredientes de produtos industrializados que contêm a proteína do leite e que devem ser retirados da alimentação.

Alimentos ProibidosIngredientes Proibidos (ver no rótulo)
Leite de vacaCaseína
QueijosCaseinato
Leite e queijo de cabra, de ovelha e de búfalaLactose
Iogurte, coalhada, petit suisseLactoglobulina, lactoalbumina, lactoferrina
Bebida lácteaGordura de manteiga, óleo de manteiga, éster de manteiga
Creme de leiteGordura anidra de leite
Nata, coalho, creme azedoLactato
ManteigaSoro do leite, whey protein
Margarina que contenha leiteFermento lácteo
Ghee (manteiga clarificada)Cultura inicial de ácido lático fermentados em leite ou soro de leite
Requeijão, cream cheeseComposto lácteo, mistura láctea
Molho brancoProteína láctea do soro do leite microparticulada
Doce de leite, chantili, cremes doces, pudimDiacetil (normalmente usado em cerveja ou pipoca amenteigada)

Os ingredientes listados na coluna da direita, como caseína, caseinato e lactose, devem ser verificados na lista de ingredientes do rótulo dos alimentos industrializados.

Além disso, produtos que contenham corantes, aromas ou sabor natural de manteiga, margarina, leite, caramelo, creme de coco, creme de baunilha e outros derivados de leite podem conter traços do leite. Assim, nestes casos, deve-se ligar para o SAC do fabricante do produto e confirmar a presença de leite antes de oferecer o alimento à criança.

Se você está na dúvida, saiba como identificar se a criança tem alergia ao leite ou intolerância à lactose.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE