Para que serve a albumina humana (Albumax)

Atualizado em julho 2020

A albumina humana é uma proteína que ajuda a manter os líquidos no sangue, absorvendo o excesso de água dos tecidos e mantendo o volume de sangue. Assim, esta proteína pode ser usada em situações graves, quando é preciso aumentar o volume de sangue ou diminuir o inchaço, como acontece nas queimaduras ou sangramentos graves.

O nome comercial mais conhecido desta substância é o Albumax, no entanto, não pode ser comprada nas farmácias convencionais, sendo usada apenas no hospital pro indicação do médico. Outros nomes deste medicamento incluem Albuminar 20%, Blaubimax, Beribumin ou Plasbumin 20, por exemplo.

Este tipo de albumina não deve ser usada para aumentar a massa muscular, nesses casos é recomendado usar os suplementos de albumina.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A albumina humana é indicada nos casos em que é necessário corrigir o volume de sangue e a quantidade de líquidos nos tecidos como acontece nos casos de:

  • Problemas nos rins ou no fígado;
  • Queimaduras graves;
  • Sangramentos graves;
  • Inchaço do cérebro;
  • Infecções generalizadas;
  • Desidratação;
  • Diminuição acentuada da pressão arterial.

Além disso, também pode ser usada em recém-nascidos e bebês, especialmente nos casos de excesso de bilirrubina ou diminuição de albumina após cirurgias complexas. Para isso, deve ser administrado diretamente na veia e, por isso, só deve ser utilizado por um profissional de saúde no hospital. A dose geralmente varia de acordo com o problema a tratar e o peso do paciente.

Contraindicações e possíveis efeitos colaterais

A albumina está contraindicada em pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula, com problemas no coração e volume de sangue anormal, em pacientes com varizes no esôfago, anemia grave, desidratação, edema pulmonar, com tendência para sangramentos sem causa aparente e ausência de urina.

O uso de deste medicamento também não deve ser feito na gravidez ou durante a amamentação, sem orientação médica.

Dentre os efeitos colaterais normalmente relacionados com o uso da albumina estão enjoos, vermelhidão e lesões da pele, febre e reação alérgica do corpo todo, que pode ser fatal.