O que fazer para diminuir a deglutição de ar

publicidade

Para diminuir a aerofagia, que é o ato de engolir ar e uma das causas mais comuns da formação de arrotos e flatulência, é necessário:

  • Falar menos;
  • Comer devagar;
  • Evitar mascar chiclete;
  • Evitar ingerir bebidas com gás.

Estas técnicas ajudam a diminuir a quantidade de ar engolido, ao falar ou comer, e por isso são uma ótima forma de evitar o desconforto e a dor do acúmulo de gases.

Outras formas de diminuir a formação de gases

Engolir ar faz a barriga ficar inchada, especialmente no fim do dia podendo causar sensação de estomago cheio. Esse ar deglutido é eliminado, normalmente, em forma de arrotos ou flatulência.

Porém, a barriga inchada por causa dos gases também pode acontecer devido à fermentação das bactérias intestinais e não somente do ar engolido. Por isso, alimentos como ovo, feijão ou batata doce, são bons exemplos de alimentos flatulentos que devem ser evitados para diminuir a formação gases.

Veja uma lista completa dos principais alimentos que formam muitos gases em Alimentos que causam gases e assista este vídeo:

Engolir o ar ao falar ou comer, é mais comum no caso de professores ou pessoas que trabalham com atendimento ao público por precisarem falar muito.

publicidade
publicidade