Açúcar no Sangue

publicidade

O excesso de açúcar no sangue, cientificamente chamado hiperglicemia, ocorre quando a taxa de glicose sanguínea ultrapassa os 100 ml/dl. Seus sintomas incluem sensação de enjoo, vontade de vomitar e muita sede que surgem pouco tempo depois do consumo de alimentos ricos em açúcar ou ricos em carboidratos, já que eles viram açúcar no sangue.

Sintomas de excesso de açúcar no sangue

São sintomas de excesso de açúcar no sangue:

  • Sede,
  • Aumento da vontade de urinar, 
  • Muita fome;
  • Cansaço;
  • Dor de cabeça;
  • Enjoo;
  • Sonolência;
  • Dificuldade para respirar e
  • Hálito de maçã ou acetona.

Caso o indivíduo apresente estes sintomas, deverá recorrer a métodos para baixar a glicose sanguínea como o uso da insulina para evitar as complicações que a doença pode trazer como comprometimento renal, visual e até cegueira permanente. A insulina irá captar o excesso de açúcar no sangue para que ele seja utilizado de forma correta mas ela só deve ser aplicada conforme as orientações do médico pois utiliza-la de forma equivocada poderá ocasionar uma queda muito rápida da taxa de açúcar no sangue, situação cientificamente chamada de hipoglicemia, e esta também é prejudicial à saúde.

Como diminuir a taxa de açúcar no sangue

No caso de diabetes diagnosticada, para diminuir a taxa de açúcar no sangue é recomendado utilizar a insulina, no caso dos pré- diabéticos o médico poderá aconselhar a toma de medicamentos como a metformina.

A melhor forma de evitar que a taxa de açúcar no sangue se descontrole é:

  • comer em intervalos regulares de 3 horas pequenas refeições;
  • Não comer doces concentrados ou frutas isoladas como uma refeição; 
  • Fazer alguma atividade física como caminhadas após as refeições principais e não ir dormir ou deitar.

Seguir uma dieta individualizada e elaborada por um nutricionista é uma maneira muito saudável de impedir a evolução da diabetes, ou mesmo a instalação da doença no caso dos pré diabéticos.

Os pré diabéticos são aqueles que apresentam sinais e sintomas de excesso de açúcar no sangue mas que ainda não foram diagnosticados com diabetes e para estes a recomendação é marcar uma consulta médica para que aprenda a controlar a glicose sanguínea e assim evitar a instalação da doença.

Uma consulta com um nutricionista também poderá ser útil para esclarecer questões importantes como o que comer,  Quando comer, assim como os alimentos que não se pode comer em caso de diabetes ou pré diabetes.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 29/07/2014 Última atualização da página: 25/07/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.