Aconito (Aconitum napellus): para que serve e como usar

Atualizado em julho 2023
Evidência científica

O acônito é uma planta venenosa, da espécie ou Aconitum napellus, muito utilizada na medicina homeopática para o tratamento de febre, ansiedade, nervosismo ou síndrome do pânico, pois possui alcaloides com propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e sedativas. 

No entanto, esses alcaloides presentes no acônito são muito tóxicos e podem causar efeitos colaterais graves, como arritmias cardíacas ou dificuldade respiratória, o que pode colocar a vida em risco. Por isso, essa planta é usada na homeopatia de forma muito diluída.

O acônito pode ser encontrado em farmácias homeopáticas na forma glóbulos, e deve ser usado somente com indicação do médico homeopata. Embora essa planta seja utilizada na homeopatia, o seu uso nunca deve substituir o tratamento médico convencional com remédios alopáticos.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O acônito é indicado como remédio homeopático para:

  • Febre com delírios;
  • Medo ou fobia;
  • Ansiedade ou nervosismo;
  • Crises pânico;
  • Tosse seca;
  • Asma ou bronquite;
  • Gota;
  • Artrite reumatoide.

O acônito é rico em alcaloide que lhe conferem propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, antipiréticas, descongestionantes, antitussígenas, cardiotônicas, diuréticas, sedativas e sudoríferas.

Essa planta medicinal é usada de forma muito diluída para o preparo de remédios homeopáticos para diminuir o risco de intoxicação, devendo seu uso ser feito com indicação médica, e com doses individualizadas.

É importante ressaltar que o tratamento homeopático com o acônito, não substitui o tratamento médico convencional com remédios alopáticos.

Como usar

Por ser uma planta tóxica, o acônito deve ser usado somente conforme orientado pelo médico homeopata, na forma de glóbulos homeopáticos e com doses individualizadas.

Possíveis efeitos colaterais

O acônito é uma planta tóxica que pode causar efeitos colaterais graves que podem colocar a vida em risco, como arritmias cardíacas, dificuldade respiratória, fraqueza intensa ou incapacidade de realizar movimentos. Além disso, pode causar náuseas, vômitos e suor excessivo.

Por isso, o uso do acônito só deve ser feito com indicação do médico homeopata.

Quem não deve usar

Os glóbulos homeopáticos do acônito não devem ser usados por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham alergia aos componentes da formulação.

Além disso, a planta Aconitum napellus não deve ser usada em formulações caseiras, como chás, infusões ou aplicada sobre a pele, por ser uma planta tóxica com efeitos colaterais graves.

É importante ressaltar que o uso do acônito deve ser feito apenas após indicação do médico homeopata.