11 benefícios do açaí para saúde (e como consumir)

Atualizado em outubro 2023

O açaí, também conhecido como juçara, assai ou açaí-do-pará, é um fruto da região amazônica considerado um superalimento por ser uma ótima fonte de calorias, rico em antioxidantes e nutrientes com ação anti-inflamatória.

Por ser rico em polifenóis, principalmente antocianinas e, por isso, o consumo frequente do açaí (Euterpe oleracea), junto com uma dieta saudável, pode promover diversos benefícios para a saúde, como prevenir o envelhecimento precoce, fortalecer o sistema imunológico e diminuir o colesterol "ruim".

O açaí pode ser comprado na forma fresca, polpa congelada ou suplemento nutricional, em pó, sendo consumido ao natural, junto com farinha de mandioca, ou tapioca, peixe ou camarão, ou ainda usada para fazer bebidas, geleias, doces e sorvetes.

Imagem ilustrativa número 2

Benefícios do açaí

Os principais benefícios do açaí puro para a saúde são:

1. Previne o envelhecimento precoce

Devido às suas propriedades antioxidantes e por conter vitamina E, o açaí puro é capaz de proteger as células do corpo dos danos causados pelos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce. Além disso, o açaí ajuda a manter a saúde da pele, prevenindo a formação de rugas.

2. Fortalece o sistema imunológico

Por ser rico em vitamina C, vitamina E, ácidos graxos ômega-9 e antocianinas, o açaí fortalece o sistema imunológico, aumentando as células de defesa do corpo e melhorando o processo de cicatrização.

3. Diminui o colesterol "ruim"

Por ter um efeito antioxidante e anti-inflamatório, e por ser rico em gorduras monoinsaturadas, como o ômega-9, o açaí ajuda a diminuir os níveis de colesterol no sangue prevenindo problemas cardiovasculares, como aterosclerose e angina, por exemplo.

4. Melhora o funcionamento do intestino

O açaí melhora o funcionamento do intestino, porque é um fruto rico em fibras que promove o aumento do volume das fezes e estimula os movimentos naturais intestino, sendo excelente para pessoas que sofrem prisão de ventre.

5. Ajuda a diminuir o risco de câncer

O açaí é rico em polifenois, que são compostos fenólicos que mantém a saúde as células e previnem o estresse oxidativo, evitando a proliferação de células tumorais e ajudando a diminuir o risco de alguns tipos de câncer, como leucemia, câncer de cólon e de estômago.

6. Fornece energia e melhora a disposição

Sendo popularmente consumido como um pré-treino antes das atividades físicas, o açaí fornece energia e melhora a disposição por ser rico em gorduras, carboidratos e proteínas, que ajudam a combater a fadiga e a exaustão muscular. Veja outros alimentos que melhoram a disposição.

7. Pode ajudar a tratar o fígado gordo

Um estudo feito em animais sugeriu que o açaí poderia ajudar no tratamento do fígado gordo, pois esse fruto é rico em antocianinas com ação antioxidante e anti-inflamatória que inibem o acúmulo de gordura no fígado e protegem as células desse órgão contra os danos causados pelos radicais livres ou pelo uso de medicamentos.

No entanto, ainda são necessários mais estudos com seres humanos para comprovar esses benefícios do açaí no tratamento do fígado gordo, que é conhecido tecnicamente como esteatose hepática.

8. Curar a anemia

Por ser rico em ferro, o açaí é capaz de curar e prevenir a anemia, já que o ferro é um dos principais componentes da hemoglobina, que é um componente do sangue que normalmente está diminuído em casos de anemia. Confira outros alimentos que ajudam a curar a anemia.

9. Protege contra o enfisema pulmonar

O açaí tem ação anti-inflamatória e antioxidante, exercendo efeito protetor contra o enfisema pulmonar, que é uma doença causada pela exposição crônica do cigarro. Entenda melhor sobre o enfisema pulmonar.

10. Evita doenças neurodegenerativas

O açaí ajuda a prevenir o desenvolvimento de doença neurodegenerativas, como a doença de Parkinson e Alzheimer, devido ao seu conteúdo antioxidante, ajudando a atenuar os processos inflamatórios no cérebro.

Além disso, alguns estudos também indicam que o consumo do açaí pode ajudar a melhorar a memória e a aprendizagem.

11. Melhora a circulação

O açaí melhora a circulação, porque estimula a produção de óxido nítrico, que é um composto que facilita a circulação de sangue nas veias e artérias e melhora o fornecimento de oxigênio e nutrientes para todo o corpo. Confira outros alimentos que melhoram a circulação.

Como consumir o açaí

No Norte e Nordeste no Brasil, a polpa do açaí é geralmente consumida ao natural, sozinha, ou junto com a farinha de mandioca ou a tapioca, peixe, camarão ou carne.

Já em outras regiões, o açaí é preparado batido no liquidificador e consumido com mel, guaraná, aveia, amêndoa e outras frutas. Veja algumas receitas saudáveis com o açaí.

O açaí também é encontrado na forma de suplemento em pó, em lojas de produtos naturais, podendo ser usado para em preparações como vitaminas, mingaus ou para adicionar ao sorvete ou iogurte natural, por exemplo.

Açaí engorda?

Quando consumido ao natural e sem a adição de açúcar, o açaí não engorda e pode ser uma boa opção para uma dieta saudável e equilibrada.

Já quando consumido em excesso ou junto com alimentos muito calóricos, como chantili, leite em pó, xarope de guaraná ou leite condensado, por exemplo, o açaí aumenta a quantidade de calorias da deita, favorecendo o ganho de peso.

Grávida pode tomar açaí?

Sim, a mulher grávida pode tomar o açaí. No entanto, durante a gravidez é importante consumir somente o açaí pasteurizado, já que essa forma previne a contaminação do produto pelo barbeiro.

Já o uso dos suplementos de açaí deve se evitado por mulheres gravidas, porque ainda não existem estudos que comprovem a segurança desses suplementos nessa fase.

Açaí faz mal?

De um modo geral, o consumo do açaí não faz mal para a saúde.

No entanto, o açaí contaminado com o barbeiro ou seus excrementos pode causar a doença de chagas. Por isso, é importante verificar se os frutos comercializados frescos foram lavados e tratados com choque térmico, fervendo-os e, em seguida, jogando-se água gelada. Já a polpa do açaí deve ser consumida preferencialmente na forma pasteurizada.

Vídeos relacionados