7 formas simples de aliviar a dor no pescoço

Atualizado em fevereiro 2024

Para aliviar a dor no pescoço pode-se aplicar uma compressa de água fria ou morna, tomar analgésico ou anti-inflamatório, fazer exercícios de alongamento, massagear a região com uso de pomadas analgésicas, além de fazer fisioterapia orientada por um fisioterapeuta.

Porém, no caso em que a dor não passa ou é muito intensa, é recomendado ir ao clínico geral ou ortopedista para que possam ser feitos exames, identificada a causa e iniciado o tratamento mais adequado.

A dor no pescoço pode ocorrer por má postura, excesso de estresse ou cansaço, mas também pode indicar problemas mais graves como hérnia de disco, osteomielite ou infecções, por isso, é importante consultar o médico para fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado. Conheça outras causas de dor no pescoço

Imagem ilustrativa número 2

7 formas de aliviar a dor no pescoço

Algumas dicas para aliviar a dor no pescoço são:

1. Aplicar compressas frias

Nas primeiras horas de dor no pescoço, pode-se aplicar compressas frias para ajudar a reduzir a inflamação e a dor.

Para isso, basta molhar uma toalha com água fria ou colocar um saco cheio de gelo enrolado em uma toalha limpa e seca, e aplicar sobre o local por alguns minutos, podendo repetir várias vezes ao dia.

É importante que a aplicação do gelo não seja feita diretamente na pele para não causar queimaduras.

2. Aplicar compressa de água morna 

Ao colocar uma compressa de água morna no local, há aumento da circulação sanguínea local, relaxando os músculos do pescoço e aliviando a dor no pescoço.

Para aplicar a compressa de água morna, deve-se molhar uma toalha, colocar dentro de uma bolsa plástica com fecho e levar ao micro-ondas por cerca de 3 minutos. Em seguida, fechar a bolsa plástica e envolver com uma toalha seca e aplicar no local dolorido por cerca de 20 minutos, tendo cuidado para não se queimar.

Para aliviar ainda mais a dor, pode-se colocar na água óleos essenciais analgésicos, como o óleo de cravo-da-índia, o óleo de alfazema ou de hortelã-pimenta, ou na toalha que fica em contato com a pele.

3. Massagear o pescoço

A massagem também pode ser feita para aliviar a dor no pescoço, possuindo melhores efeitos quando realizada após a aplicação da compressa morna.

O ideal é que a massagem seja feita com pomadas analgésicas e anti-inflamatórias, como Voltaren, Calminex ou Massageol, por exemplo, pois ajudam a aliviar a inflamação e a dor, e são especialmente indicadas para combater o torcicolo.

Para fazer a massagem, deve-se molhar os dedos com creme hidratante ou óleo e pressionar as pontas dos dedos contra as regiões doloridas, fazendo movimentos circulares durante 2 minutos para promover a absorção da pomada e relaxamento dos músculos.

4. Fazer alongamento

O alongamento do pescoço também ajuda a diminuir a tensão nos músculos do pescoço. 

Para isso, deve-se esticar o pescoço, com a mãos, para o lado direito, esquerdo, para frente e para trás, cada um dos movimentos deve ser realizado por 30 segundos.

Os exercícios de alongamento podem ser feitos todos os dias para aumentar a força e a resistência muscular, evitando que a dor volte a aparecer, mesmo quando acontece devido a condições mais graves, como artrite e hérnia de disco, por exemplo.

Confira no vídeo a seguir alguns exemplos de exercícios para alongar o pescoço:

youtube image - Alongamento para o Dia a Dia

5. Tomar um analgésico ou anti-inflamatório

Quando a dor é muito intensa, o ortopedista pode indicar o uso de remédios anti-inflamatórios e analgésicos para aliviar as dores e o desconforto, como o paracetamol ou o ibuprofeno.

Em alguns casos, remédios opioides, como a codeína, além dos relaxantes musculares, também podem ser eficazes, sendo indicados apenas pelo ortopedista por um curto período de tempo.

6. Tomar vitaminas do complexo B

Algumas pesquisas mostram que o uso de vitaminas do complexo B, principalmente as vitaminas B12, B6 ou B1, proporciona benefícios no tratamento da dor no pescoço e em outras partes das costas, ajudando a aliviar a dor e inflamações, tornando a recuperação mais rápida, apresentando menos efeitos colaterais do que medicamentos.

Da mesma forma, foi demonstrado que o uso prolongado do complexo de vitamina B1, B6 e B12 fortalece os sistemas nervoso e muscular, prevenindo dores recorrentes no pescoço.

7. Fazer fisioterapia

A fisioterapia pode ser indicada pelo ortopedista, para ser feita algumas vezes por semana, pois ajuda a melhorar o tônus ​​muscular e fortalece os músculos do pescoço e da parte superior das costas, sendo útil para prevenir dores recorrentes no pescoço.

Nesse caso, o fisioterapeuta pode indicar alguns exercícios para fazer no pescoço para relaxar os músculos.

Como aliviar a dor no pescoço mais rápido

Para diminuir a dor do pescoço mais rapidamente, é recomendado:

  • Dormir com um travesseiro baixo e firme;
  • Evitar dirigir enquanto a dor de pescoço não passar;
  • Evitar dormir de barriga para baixo, pois esta posição aumenta a pressão na região do pescoço;
  • Evitar atender o celular entre o ouvido e o ombro;
  • Evitar ficar muito tempo sentado em frente ao computador.

É importante também manter a postura correta para evitar a tensão dos músculos no pescoço e, assim, ser possível aliviar a dor e a inflamação. Veja alguns exercícios para melhorar a postura.

Quando ir ao médico

É importante ir ao hospital ou consultar o médico se a dor no pescoço não passar em 3 dias, se for muito intensa ou se apresentar outros sintomas, como febre, vômitos ou tonturas, já que esses sintomas podem ser sugestivos de doenças como meningite ou enxaqueca, por exemplo.