7 remédios para fibromialgia

Atualizado em maio 2024

Os remédios para o tratamento da fibromialgia normalmente são os antidepressivos, como a amitriptilina ou duloxetina, relaxantes musculares, como a ciclobenzaprina, e neuromoduladores, como a gabapentina, por exemplo, prescritos pelo médico.

Além disso, terapias alternativas, como aromaterapia, psicoterapia ou acupuntura, podem auxiliar no tratamento e ajudar a controlar os sintomas. A fisioterapia através de exercícios e massagens também é importante para ajudar a aliviar a dor e evitar novas crises.

O tratamento da fibromialgia é individualizado e baseado exclusivamente nos sintomas, por isso, é importante consultar um reumatologista, neurologista ou psiquiatra para avaliar, diagnosticar e indicar o melhor tratamento. Conheça 4 tratamentos de fisioterapia para a fibromialgia.

Imagem ilustrativa número 1

Principais medicamentos para fibromialgia

Os principais remédios para fibromialgia são:

1. Antidepressivos

Os antidepressivos, como a duloxetina, amitriptilina ou nortriptilina, por exemplo, podem ser indicados no tratamento da fibromialgia, pois atuam diretamente no cérebro regulando substâncias importantes para o seu funcionamento como a serotonina, noradrenalina e dopamina. Dessa forma, esses medicamentos ajudam a melhorar a dor, a fadiga e o sono e aumentam o estado de ânimo.

A dose de todos os antidepressivos é individualizada e o tratamento deve continuar por, pelo menos, 4 a 6 semanas para alcançar a eficácia do medicamento.

Leia também: Antidepressivos: quais são, como tomar e opções naturaistuasaude.com/antidepressivos

2. Relaxante muscular 

O relaxante muscular é utilizado na fibromialgia para diminuir a rigidez dos músculos que ficam duros ocasionando dor em todo o corpo, além de melhorar o sono. Neste caso, a ciclobenzaprina é o relaxante muscular indicado pelo médico e as doses recomendadas são de 1 a 4 mg à noite e a duração do tratamento deve ser de 2 a 3 semanas.

3. Antiparkinsonianos

Os antiparkinsonianos, que são medicamentos para o tratamento do Parkinson, como pramipexol (Stabil ou Quera), também são indicados para para reduzir a dor da fibromialgia e melhorar o sono. A dose inicial recomendada é de 0,375 mg por dia, podendo-se aumentar a dose gradualmente até no máximo de 1,50 mg por dia.

4. Analgésicos

Os analgésicos simples como o paracetamol, ibuprofeno ou naproxeno sódico, podem ser recomendados para melhorar a dor da fibromialgia. Esses analgésicos podem ser tomados sozinhos ou podem ser associados para melhor alívio da dor, pois agem sobre etapas diferentes envolvidas na dor.

Não é recomendado o uso de medicamentos opioides, como tramadol, por exemplo, pois podem provocar efeitos colaterais importantes e dependência.

5. Anticonvulsivantes

Os anticonvulsivantes agem diretamente no sistema nervoso, regulando as vias responsáveis pela dor e, assim, diminuem de forma eficaz a dor causada pela fibromialgia. Estes medicamentos incluem:

  • Gabapentina (Neurontin ou Gabaneurin): deve ser tomada por via oral, na dose inicial de 300 mg por dia, podendo ser aumentada para até no máximo 900 mg a 3600 mg por dia;
  • Pregabalina (Lyrica ou Insit): a dose inicial de 75 mg por via oral, 2 vezes ao dia, ou seja, 150 mg por dia. A dose da pregabalina pode ser aumentada gradualmente, de acordo com a avaliação do médico até no máximo 450 mg por dia, divididos em 2 doses. 

Tanto a gabapentina como a pregabalina podem ser tomadas antes ou após as refeições e são vendidas somente com receita médica. Recomenda-se que a primeira dose seja tomada à noite, ao deitar.

6. Indutores do sono

Os distúrbios do sono são frequentes na fibromialgia, tanto a insônia como não ter um sono reparador. Geralmente, os indutores do sono são recomendados para aliviar esse tipo de distúrbio e incluem:

  • Zopiclona (Imovane): a dose recomendada é de, no máximo, 1 comprimido de 7,5 mg por via oral à noite e o tratamento não deve ultrapassar 4 semanas para não causar dependência;
  • Zolpidem (Stilnox ou Zylinox): deve ser tomado no máximo 1 comprimido de 10 mg por via oral imediatamente antes de deitar, pois tem ação 30 minutos após tomar a dose, e a duração do tratamento deve ser a mais curta possível, não ultrapassando 4 semanas. 

Os indutores do sono auxiliam a diminuir a tensão muscular causada por não dormir bem sendo frequentemente indicados para complementar o tratamento da dor da fibromialgia. 

7. Ansiolíticos

Os ansiolíticos são medicamentos que agem diminuindo a ansiedade, provocam relaxamento muscular e induzem o sono, melhorando os sintomas da fibromialgia. Os ansiolíticos devem ser usados por curto período pela capacidade de causar dependência e incluem: 

  • Lorazepam (Lorax ou Ansirax): possui o tempo de efeito intermediário de 10 a 20 horas e deve ser tomado uma única dose diária de 1 a 2 mg, geralmente ao deitar;
  • Diazepam (Valium ou Uni-Diazepax): a duração do efeito do diazepam é mais longo, por 44 a 48 horas, sendo que a dose recomendada é de 1 comprimido de 5 a 10 mg por via oral, à noite, podendo ser ajustada de acordo com a avaliação médica. 

O tratamento com os ansiolíticos deve ser iniciado sempre com a menor dose possível e durar no máximo 2 a 3 meses.

Além dos remédios comprados em farmácia, algumas opções de remédios caseiros como chás e sucos ajudam a aliviar a dor da fibromialgia e a reduzir alguns sintomas como o cansaço e os distúrbios do sono. Saiba mais sobre os remédios caseiros para o tratamento da fibromialgia.

Vídeos relacionados